A reabertura, depois de uma grande reforma, da Unidade Básica de Saúde Dr. Ciro Bolivar, na Vila Oliveira, em Rolândia, atraiu um grande número de pessoas e de autoridades. O cerimonial foi realizado no início da noite da sexta-feira (29) pela própria secretaria de Saúde e a população pôde ouvir várias pessoas envolvidas na vinda dos recursos para a concretização da obra – algo em torno de 550 mil reais.
A maior parte desse recurso – cerca de R$ 350 mil – veio por emenda parlamentar do ex-deputado federal Marcelo Belinati (PP), atual prefeito de Londrina, através de um trabalho do ex-vereador Rodrigo do Locatelli (mandato 2013-2016), e do vereador Reginaldo Silva (SD), à época do PP.
Discursos
Reginaldo e Rodrigo discursaram durante o evento de reabertura da UBS. Além deles, a secretária de Saúde, Marisa Ferreira, o presidente da Câmara, Alex Santana, o prefeito Luiz Francisconi e o deputado estadual Cobra Repórter também fizeram uso da palavra.
A UBS está atendendo a população desde a segunda-feira (02), mas antes, no sábado (30), foi aberta para a o Dia D da vacina contra o Sarampo. A primeira pessoa a ser atendida na nova UBS foi Vanilda Cassimira Gimenez, que foi receber a dose da vacina. Vanilda foi atendida pela auxiliar de enfermagem Claucineia Sorpresi Schmidt e pela enfermeira Tais Stechi.
Sobre a quantidade de colaboradores que estarão na nova UBS da Vila, a secretária Marisa Ferreira afirmou que não houve mudanças no número de funcionários. “A unidade continua com três equipes de Saúde da Família, que é composta por com um médico clínico geral, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde”, explicou Marisa.
A UBS também oferece profissionais da área odontológica, composta pelos dentistas e técnicos auxiliares de odontologia. Além desses serviços, a população continuará recebendo os devidos atendimentos do setor de enfermagem. No período em que o posto se encontrava em reforma, esses servidores foram remanejados e estavam atuando em outras UBSs do município.