Pesquisar
Close this search box.

Janeiro Branco: cuidar da mente é cuidar da vida

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Janeiro Branco: cuidar da...

    A Campanha Janeiro Branco faz do mês um marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas! Por isso a Primafarma apoia essa causa e queremos reforçar essa matéria sobre a ansiedade e depressão.

    De acordo com uma matéria publica na Revista Exame de Junho/2019 foi constatado que o Brasil é o pais mais ansioso do mundo segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS). 
   
    Dados mostram que 5,8% dos brasileiros (cerca de 12 milhões de pessoas) sofrem com depressão. É a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Em seguida aparece a ansiedade que afeta 9,3% dos brasileiros (cerca de 19,4 milhões) e faz com que o Brasil ocupe o primeiro lugar da lista dos países mais ansiosos do mundo.

    Isso se torna preocupante a cada dia, pois muitas vezes, as pessoas não percebem que estão desenvolvendo esse distúrbio e não procuram ajuda profissional médica e tratamento adequado, pois muitas vezes pode desencadear uma depressão, que ainda é um tabu na sociedade ter a coragem de assumir essa doença e procurar tratamento adequado.

    O Brasil tem números alarmantes de indivíduos com depressão e transtornos de ansiedade, principalmente se for considerado que os casos de suicídio tem subido no país. Estima-se que entre 20% e 25% da população, teve, tem ou terá distúrbio de ansiedade e depressão, sendo essa doença psiquiátrica com maior prevalência no Brasil.

    Na nossa coluna dessa semana trouxemos esses dados para chamar a atenção, pois os transtornos de ansiedade estão muitas vezes diante de nossos olhos e não percebemos, pois incluem, fobias, transtornos obsessivo-compulsivo inclusive alimentares, estresse pós-traumático, ataques de pânico, desmotivação, tristeza sem motivo, desinteresse pela vida, alterações de sono, irritação e cansaço.

    A dica que damos é procurar um especialista da área médica, sem medo ou vergonha, pois somente esse profissional poderá fazer o diagnóstico e o tratamento adequado que irão contribuir para a melhora e qualidade de vida!

    Hoje em dia os tratamentos evoluíram, medicamentos mais potentes surgiram no mercado farmacêutico com menos efeitos colaterais e também já existe medicamentos manipulados fitoterápicos que irão ajudar no tratamento com eficácia sem efeitos colaterais que os medicamentos industrializados muitas vezes proporcionam.

    Esses fitoterápicos irão ajudar no aumento da serotonina que é um neurotransmissor importante do sistema nervoso, que vai atuar no humor, para o bom funcionamento da memória e atenção, regulando o sono, sistema digestivo e circulatório, a serotonina é chamada de “mil e uma utilidades”.

    Lembre-se que distúrbios de ansiedade e depressão são doenças como outra qualquer, como diabetes, hipertensão, pneumonia…portanto pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade, menosprezar essa doença, achar que é frescura e ser omisso ao tratamento é protelar para uma qualidade de vida, saúde e bem estar! Cuidar da mente e bem estar é cuidar da vida!

Priscilla Fernanda Souza (CRF 28.378) é Farmacêutica com pós graduação em Manipulação de Fórmulas, Cosmetologia e Homeopatia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: