A Feira da Roça Eco Sustentáveis se consolida, cada vez mais, como o local para as pessoas buscarem alimentação e produtos saudáveis. A Feira é realizada todas as quintas-feiras (atualmente das 17 às 19 horas) na praça da Igreja Matriz São José, em Rolândia, e já entrou para a vida de muitos rolandenses, preocupados com a qualidade dos alimentos e com a sustentabilidade do planeta.
A Feira da Roça comercializa produtos sem defensivos agrícolas, ou agrotóxicos, e comidas veganas de produtores de Rolândia. “A Roça é um movimento formado por pessoas que, de alguma forma, mudaram o estilo de vida e querem dividir isso com o maior número de pessoas possível. Também valoriza o produtor local”, definiu Cíntia Sevaux, uma das fundadoras da Roça.
Pedidos pelo site – Os pedidos dos mais diversos produtos orgânicos de podem ser feitos pelo site rocaecosustentaveis.com.br todas as terças, sempre após as 19 horas. Os produtos pedidos devem ser buscados durante a Feirinha das quintas. Durante o período de férias e verão, o horário da Feirinha é das 17 às 19 horas – normalmente é das 18 às 19h30. “Quem não conseguiu realizar pedidos pode ir direto à Feirinha, pois os produtores levam produtos extras para comercializar na hora”, explicou Cíntia.
Também cultural – A Feira também procura oferecer apresentações culturais e muito diálogo sobre descarte correto de lixo, sustentabilidade, comida ultra processada e uso abusivo de defensivos agrícolas. Os clientes têm até uma sacola retornável, já que as plásticas foram abolidas.
O início da Roça – Tudo começou em junho de 2018. Cíntia conversava com a amiga Juliana Mungo sobre saúde e as necessidades de se alimentar melhor e viver melhor. Elas criaram um grupo no WhatsApp e foram convidados via Facebook.
Cíntia encontrou Shiguedy Katto, veterinário da Emater, e agendou visitas a propriedades rolandenses que produzem orgânicos. “Foi ali, no meio da segunda visita, em plena horta, que me veio a ideia de idealizar um lista de produtos e disponibilizar para encomendas no grupo, sem ter ideia da aceitação, ou normas”, relatou. As primeiras encomendas foram feitas e as entregas aconteciam às sextas de manhã no estacionamento da Emater.
O projeto ganhou uma identidade visual e foi batizado de Roça Eco Sustentáveis. O volume de pedidos aumentou e um site foi criado, através do os pedidos são feitos. Em dezembro de 2018, a organização atravessou a rua e a Feirinha foi para a praça da Matriz. O dia também mudou e as entregas passaram a ser feitas a partir das 18h das quintas. A ideia era permanecer lá apenas no período do Natal, mas a mudança deu tão certo que eles continuaram no local.
A Roça Eco Sustentáveis tem apoio da Emater e da secretaria de Cultura e Turismo. “Ah, e quem tiver dúvidas, pode me chamar no WhatsApp (11) 9.8135-4542”, concluiu Cíntia.