Os colaboradores e colaboradoras do Hospital São Rafael, de Rolândia, só receberam o salário de dezembro nesta sexta-feira (24). De acordo com a diretoria do hospital, o atraso no repasse de recursos federais, entre eles o POA (Plano Operatório e Assistencial), provocou a demora no pagamento referente a janeiro.
Havia alguns meses que o salário não atrasava tanto como neste mês. Ainda de acordo com a diretoria do São Rafael, o problema é que no começo do ano há a abertura de orçamento do Estado, o que aconteceu na segunda-feira (20). Nos últimos meses de 2019, o POA estava sendo pago o mais rápido possível. “O dinheiro caiu na conta do hospital à meia-noite da quinta-feira e depositamos na sexta, imediatamente”, afirmou Paulo Boçois, diretor administrativo do São Rafael.
Os salários do hospital são pagos com um valor proveniente do recurso federal POA, que é encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde (SESA), que repassa o valor ao hospital. O atraso e todo esse encaminhamento fazem com que o dinheiro demore a cair na conta do HSR para fazer os pagamentos. O problema do atraso são os transtornos que isso traz para os colaboradores e colaboradoras.
A diretoria do São Rafael enviou uma nota aos seus colaboradores explicando os motivos do atraso, isso antes do pagamento. Confira a nota na íntegra:
Caros Colaboradores
Recebemos a informação, pela Secretária de Saúde, que os repasses federais, dentre eles o recurso do POA, começarão a ser repassados na próxima semana. Desta forma, comunicamos que a liberação da folha de pagamento, que dependem deste recurso, serão devidamente pagos, tão logo tenhamos a confirmação do credito na conta do Hospital.
Aproveitamos para informar, que devido o início de exercício e a tramitação interna do governo Federal e Estadual na implantação do orçamento, este processo acaba influenciando em atraso nos repasses e consequentemente no pagamento da folha do mês.
Estamos fazendo as devidas considerações junto a Secretária do Estado, e esperamos que tão logo os orçamentos se regularizem, os repasses voltem a sua normalidade para que possamos honrar com o pagamento da folha dentro do esperado, ou pelo menos próximo a isso.
Contamos com a compreensão de todos.
A DIREÇÃO.