Há muito tempo a população de Rolândia vem pedindo melhorias na ciclovia da cidade. O local está com muitos buracos e também possui pouca iluminação. Em conversa com a secretária municipal de Planejamento e Infraestrutura, Catarina Schauff, a reportagem do JR foi informada que existe a previsão que uma ação de tapa-buracos seja realizada em breve, mas ainda não há uma data precisa.
De acordo com Catarina, a obra de revitalização e recape total da ciclovia será realizada quando os recursos dos valores de fundo perdido forem liberados pelo Paranacidade. Em dezembro, o Legislativo aprovou que a prefeitura fizesse um empréstimo de até R$ 22 milhões para várias obras, entre elas está a ciclovia. Os projetos devem ir para o Paranacidade e podem ser liberados aos poucos.
“Por enquanto, a preocupação será em atender os piores trechos e fazer o tapa-buraco em todos eles”, afirmou a secretária. Por isso, Catarina afirmou que o Planejamento irá andar pela ciclovia e fazer um levantamento de suas condições. Depois, passará esse estudo para a Infraestrutura, que também era cobrada pela população, mas que não dispunha de muitos servidores para a quantidade de serviço existente. A secretária também explicou que esse outro fator impossibilitou reparos na ciclovia. “Agora, que já temos as contratações terceirizadas, não teremos mais este problema”, afirmou.
A ciclovia de Rolândia tem mais de 15 anos de uso sem um recape adequado. Conforme Catarina, quando o recurso principal para as obras completas for liberado a ciclovia será completamente recapeada. Além disso, existe a possibilidade de um possível aumento de sua distância, que hoje é de 7,6 km, para alcançar as indústrias da saída e passar pelo portal da cidade e também uma melhoria na iluminação.