Com o objetivo de conscientizar e alertar toda população na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, o Rotary Club de Rolândia-Caviúna, o Rotaract e a Secretaria de Saúde realizaram uma ação educativa no Calçadão da cidade durante toda a manhã do último sábado (08).
“Nós mostramos como pode ser montada uma armadilha para o mosquito da dengue. ensinamos os procedimentos de montagem, falamos da eficácia da armadilha e também tiraros dúvidas”, explicou Francine Utiyama, do Rotaract. A armadilha é feita com garrafa pet e fita isolante e é algo bem simples de ser montado. “A gente cria o ciclo inteiro do mosquito dentro da garrafa e tira o foco do inseto de outros possíveis criadouros, atraindo-o para a garrafa-armadilha”, afirmou.
Francine explica que a armadilha também tem como propósito reduzir a quantidade de criadouros do mosquito, criar indicadores biológicos dos locais com maior concentração de larvas/mosquitos, ensinar sobre o ciclo de vida do Aedes. “Também retiramos as garrafas plásticas do meio ambiente e lhe damos um destino útil, promovendo também o aproveitamento das tampinhas para outro projeto”, revelou Francine.
“É importante ressaltar que esta ação é somente um dos meios de combater a dengue, e não é nem de longe a solução final para toda a situação em que estamos vivendo. As pessoas precisam entender que, mesmo com o uso da armadilha, as medidas preventivas também precisam ser feitas. A armadilha não é a resolução do problema, e sim, uma ajuda no combate geral da doença”, ressaltou a jovem.
A Secretária de Saúde, Marisa Ferreira, afirmou que houve a participação do setor de saúde na ação. “A Saúde orientou a população quanto à questão da dengue em Rolândia. É muito importante a participação de todos os moradores”, afirmou.