A Prefeitura Municipal de Rolândia, por meio do setor de Tributação, vai encaminhar cerca de nove mil notificações para proprietários de terrenos vazios que estejam com mato alto e abandonados. Segundo Maurílio Puliquese, diretor da Tributação da Prefeitura, a medida de tolerância zero para terrenos com mato alto já era prometida há algum tempo, e agora, de fato será realizada.
Saúde em risco – Maurilio explica que a ação é urgente e necessária especialmente por conta da questão da dengue presente no município. Além das consequências tributárias, o proprietário que mantém um terreno vazio em situação irregular também contribuiu para a proliferação de animais peçonhentos e insetos, em especial, para o aparecimento de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
Multa – Após receber a notificação, o munícipe terá um prazo de dez dias corridos para providenciar a devida regularização e limpeza do terreno. Se o proprietário não tomar as medidas cabíveis, ficará a cargo da Sanetran limpar o terreno. Todo o valor do serviço realizado pela empresa, será pago pelo proprietário e ainda haverá um acréscimo de multa. Por exemplo, um terreno de 300 m2 limpo pela Sanetran custará ao seu dono o valor de R$ 1,3 mil, entre serviço e multa.