O entĂŁo, na ĂŠpoca, prefeito interino Roberto NegrĂŁo (PR), publicou um decreto que visa intensificar as açþes de combate ao mosquito da dengue, em Rolândia. O âRolândia sem Aedesâ ĂŠ representado por meio do Decreto 18, de 03 de janeiro de 2020, publicado no DiĂĄrio Oficial dos MunicĂpios do ParanĂĄ no dia 07 de fevereiro.
  O decreto considera preocupante o cenĂĄrio endĂŞmico e epidĂŞmico de Dengue, Zika vĂrus e Chikungunya, constatados no municĂpio atravĂŠs do Levantamento RĂĄpido de Ăndices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). Com isso, o executivo vai aplicar medidas emergenciais para combate ao mosquito transmissor, em toda a cidade.
  Com o decreto, caberå aos servidores da Diretoria de Vigilância em Saúde, com o apoio de todos os órgãos e entidades, intensificar as vistorias em imóveis públicos e privados, alÊm de identificar åreas que requerem maior cuidado e divulgar informaçþes educativas para manter o ambiente livre de focos de mosquito.
  Multas
  Visto que as atividades de fiscalização serĂŁo intensificadas nos pontos mais crĂticos e suscetĂveis de proliferação do mosquito transmissor, a prefeitura vai multar os proprietĂĄrios responsĂĄveis por locais onde houver maior acĂşmulo de materiais, que sĂŁo possĂveis criadouros de mosquito. ApĂłs ser notificado, o proprietĂĄrio deverĂĄ eliminar os focos em atĂŠ 48 horas, caso nada seja feito, o mesmo serĂĄ punido com multa no valor de R$ 70,00 a R$ 350,00.