Quem foi à Feirinha da Roça Eco Sustentáveis na quinta (20) aprendeu a confeccionar uma armadilha contra o Aedes aegypti. Membros do Rotaract e Rotary Club de Rolândia-Caviúna promoveram mais uma ação contra o mosquito transmissor da dengue, desta vez na praça da Igreja Matriz São José, local da Feirinha às quintas.
As divulgações do evento ressaltavam a importância de se levar garrafas pets até a feirinha. Elas são a matéria-prima para o criadouro-fake do Aedes. Os participantes do Rotaract ensinaram a montagem da armadilha, também falaram de sua eficácia e tiraram as dúvidas das pessoas durante a “aula prática”.
A armadilha é feita com garrafa pet e fita isolante e é bem simples de ser montada. Todo o ciclo do mosquito é recliado dentro da garrafa e tira o foco do inseto de outros possíveis criadouros, atraindo-o para a garrafa-armadilha.
A armadilha também tem como propósito reduzir a quantidade de criadouros do mosquito, criar indicadores biológicos dos locais com maior concentração de larvas/mosquitos, ensinar sobre o ciclo de vida do Aedes. Muitas garrafas plásticas também são retiradas do meio ambiente, tendo, assim, um destino útil.
Essa ação é somente um dos meios de combater a dengue, e não é a solução para a situação pela qual Rolândia passa. Mesmo com o uso da armadilha, as medidas preventivas precisam ser feitas.