Na sessão de quarta (26), o vereador João Ardigo (PSD) solicitou esclarecimentos relativos à aplicabilidade da Lei Municipal nº 3.902, de 02 de abril de 2019, que obriga a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de distribuição de água potável, nas moradias de Rolândia. No último mês a cidade de Londrina realizou uma audiência pública para discutir a instalação do redutor.
“Esse redutor vem sendo solicitado por muitas cidades como Centenário do Sul, Campo Mourão, Londrina. A Sanepar justifica não aceitar a instalação do método, pois o mesmo seria proibido por uma lei federal. O problema é que as contas de água vêm aumentando cada vez mais e a população já não está tendo mais condições de arcar com tais despesas”, explicou o vereador.
No pedido, o vereador solicitou informações da prefeitura para saber se a lei está sendo cumprida, e no caso de estar vigente, também questionou quantos equipamentos já foram instalados na cidade. “Também pedi o envio de informações a respeito da média, em porcentagem, da economia provocada pela implantação destes equipamentos para o consumidor final e, informar quantos hidrômetros faltam para receber o eliminador de ar em Rolândia”, afirmou Ardigo.
O aparelho que é um tubo plástico com uma válvula, tem instalação simples e pode ser feito por qualquer pessoa. A promessa é que o equipamento reduza em até 30% os valores pagos na conta de água. O eliminador de ar evita que o consumidor pague pelo que não utilizou e é colocado após o hidrômetro da caixa d’água.
Em uma explicação prática, imagine um hidrômetro de uma casa girando e contabilizando o consumo, mas não tem uma gota de água saindo pelo cano, apenas ar. Quando o bloqueador de ar é conectado, o relógio para de girar. O problema geralmente surge quando falta água na rede de distribuição e para ela volte aos encanamentos, precisa ser empurrada sob pressão, fazendo com que o ar chegue às torneiras.
Conforme informado pelo vereador, alguns moradores de Rolândia têm feito o processo de instalação por conta própria e o mesmo têm dado resultado. Um exemplo disso foi relatado pelo morador do jardim Novo Horizonte, João Seco (59), que instalou o redutor em uma propriedade dele e garantiu para a equipe do JR que o mesmo funciona.
“Por meio de uma informação de um amigo meu encanador, fiz a instalação do bloqueador de ar na minha chácara há oito meses. Em 40 dias eu já vi a diferença e tive uma redução de 30% na minha conta de água”, afirmou o morador.
João afirma que antes a conta que custava em torno de R$ 600,00 caiu para R$ 250,00. “Eu vejo como algo muito positivo a instalação deste redutor nos hidrômetros das casas, pois todos nós estamos enfrentando uma questão financeira bem delicada, então, em tudo que pudermos economizar será positivo”, reforçou o parlamentar.