O Estado do Paraná mudou a sua metodologia para contabilizar seus casos suspeitos do novo coronavírus (covid-19). A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) adotou, desde a sexta-feira (27), um sistema ligado ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) para contabilidade de dados de todas as notificações em que foram recolhidas amostras. Ou seja, vai ser considerado como suspeito apenas o caso em que foi feita a coleta de material. “A Sesa não contabiliza mais outros casos como a gripe”, explicou Rafael Dias, diretor da Vigilância em Saúde de Rolândia. Com a nova metodologia, Rolândia passa a ter 8 casos suspeitos do novo coronavírus: três já foram descartados e são aguardados os resultados de cinco.
Até a sexta, de acordo com a metodologia anterior, Rolândia contabilizava 547 casos suspeitos – incluíam-se aí casos de gripe e de pessoas com problemas respiratórios. A coleta do material para exames só é feita nos casos mais agudos: são justamente esses que estão, agora, sendo tratados como suspeito do novo coravírus. Os outros mais de 500 casos são tratados como gripe e, caso se tornem mais graves, o material será coletado e, nesse momento, engrossaria a lista de casos suspeitos da covid-19.
De acordo com a Sesa, o objetivo dessa mudança de metodologia foi o de precisar os números o mais próximo possível da realidade de suspeitos no Estado do Paraná.
Mortes em Maringá
Jair Biatto, secretário de Saúde de Maringá, confirmou que duas mortes na cidade foram provocadas pelo novo coronavírus – o município tem 8 casos confirmados. A declaração foi dada na sexta-feira (27). Tratam-se de uma mulher de 54 anos, moradora de Maringá, que morreu na quarta-feira (25), em Sarandi, e um idoso de 84 anos. Essas são as primeiras mortes registradas no Paraná pela doença.
Até as 12h do domingo (29), o município estava com 124 casos suspeitos (de acordo com a nova metodologia). Deste total, 94 já foram descartados e 22 permanecem em investigação.
Londrina com 12 casos
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, confirmou que o município está com 12 casos confirmados do novo coronavírus. A informação foi dada na noite do domingo (29) em uma live transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Londrina. No site da Sesa, o município ainda aparece com 7 casos confirmados e 100 casos suspeitos: 69 já descartados e 24 em investigação.
Caso confirmado em Cambé
A cidade de Cambé confirmou, na manhã desta sexta-feira (27), um caso confirmado de Covid-19. As informações são do Hospital São Francisco. Este é o primeiro caso confirmado do município, que contava com 21 casos em investigação – 10 já foram descartados.