A Vacinação contra o vírus Influenza, que provoca a gripe, continua a todo vapor para idosos acima dos 60 anos e para profissionais de saúde na rede municipal de Saúde de Rolândia. Nesta quinta e sexta-feira, dias 02 e 03 de abril, a campanha chega à Vila Oliveira, depois de passar pelo jardim Novo Horizonte.
Um ponto de vacinação será montado na praça Bóvis e atenderá as pessoas das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde. Idosos de qualquer bairro pode receber a vacina no local. Ao mesmo tempo, uma equipe da Saúde irá até as residências dos locais atendidos pela UBS da Vila para vacinar idosos acamados.
No Bartira
Nesses dois dias também haverá um ponto de vacinação montado na praça da Igreja Católica do distrito Nossa Senhora Aparecida, o Bartira, 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Os acamados atendidos pela UBS da região serão vacinados em suas residências por uma equipe da Secretaria de Saúde.
Sarampo
Além da imunização contra a gripe, os pontos de vacinação também oferecerão vacinas contra o sarampo para pessoas entre 5 a 59 anos de idade. Para evitar aglomeração, conforme determinado pelo decreto municipal contra o coronavírus, cada pessoa deverá ficar a dois metros de distância do cidadão a sua frente na fila. É essencial que se leve a carteira de vacinação.
Números
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, até o meio-dia da quarta-feira (1º), 5.057 idosos já tinham sido vacinados contra a gripe (inclusive todos os idosos acamados de São Martinho) e 396 profissionais de saúde. Dessa maneira, Rolândia já imunizou 5.453 pessoas contra a doença.
A Campanha
A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020 segue até o dia 22 de maio, com o dia D de mobilização nacional marcado para 9 do mesmo mês. Essas informações são válidas até que alguma outra decisão seja tomada, por conta da pandemia do novo coronavírus, responsável pela Covid-19.
Quem toma a vacina
Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será em três fases, com grupos prioritários distintos. O primeiro grupo a receber vacina são os idosos, a partir de 60 anos, e os profissionais da área da saúde.
A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional.