A Secretária de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou mais uma morte por dengue no município de Rolândia. O boletim do órgão foi divulgado na terça-feira (07). Trata-se de um homem de 51 anos, que não tinha comorbidade.
Essa foi a segunda morte pela doença em Rolândia em 2020. Anteriormente, a Sesa-PR havia divulgado que a morte de um adolescente de 16 anos, ocorrida em janeiro deste ano, também foi decorrente da dengue, causa confirmada em um exame feito pelo Lacen-Pr (Laboratório Central do Paraná).
O boletim da Secretaria de Estado da Saúde também revela que há 102.247 casos de dengue no Paraná, com aumento de 14.527 casos em relação à semana anterior. Foram mais 9 óbitos confirmados, elevando para 78 o número de mortes no estado. A contabilização refere-se ao monitoramento iniciado em agosto de 2019 e que segue até julho deste ano.
“Estamos vivendo um momento de isolamento social, as pessoas estão passando a maior parte do tempo em casa como medida de proteção fundamental para o controle do coronavírus; por isso reforçamos nosso pedido para que todos contribuam com uma verificação detalhada nos quintais e nos ambientes internos das residências para eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue. É o momento de identificarmos o foco e eliminarmos, é uma questão de responsabilidade social”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.
Denuncie
A “ordem” é que cada pessoa faça uma varredura no quintal, ajude a fiscalizar também em sua vizinhança e em toda a cidade. O município de Rolândia tem 332 casos de dengue confirmados de agosto de 2019 até hoje e soma 2.605 casos notificados. Denúncias sobre a dengue ou locais com possíveis focos podem ser feitas via telefone 3906-1122.