A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia já vacinou quase 100% do público alvo de idosos na cidade desde o início da campanha contra a gripe. O município informou que 94,74% já receberam as doses da vacina, tanto por meio das ações dos servidores de passarem pelos bairros da cidade, quanto, a aplicação vacinas no modelo drive-thru.
Já estão vacinados 6.922 de um total de 7.306 idosos. Na próxima semana, a Secretaria vai divulgar a próxima estratégia da campanha. Com esse número, Rolândia já bateu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que era a de vacinar 90% dos idosos. Em relação aos profissionais da saúde, já foram vacinados 82,3% deles contra a gripe: 814 de um total de 988.
Nesta quinta-feira (09) os agentes de saúde passaram pela região da UBS do conjunto Santiago e aplicaram mais vacinas nas pessoas acamadas, ou que naquelas que possuem qualquer outro tipo de dificuldade de saúde.
Sarampo
Além da imunização contra a gripe, os pontos de vacinação também oferecerão vacinas contra o sarampo para pessoas entre 5 a 59 anos de idade. Para evitar aglomeração, conforme determinado pelo decreto municipal contra o coronavírus, cada pessoa deverá ficar a dois metros de distância do cidadão a sua frente na fila.
A Campanha
A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2020 segue até o dia 22 de maio, com o dia D de mobilização nacional marcado para 9 do mesmo mês. Essas informações são válidas até que alguma outra decisão seja tomada, por conta da pandemia do novo coronavírus, responsável pela covid-19.
Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será em três fases, com grupos prioritários distintos. O primeiro grupo a receber vacina são os idosos, a partir de 60 anos, e os profissionais da área da saúde.
A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional.