A equipe do JR entrevistou a secretaria de Planejamento e Infraestrutura, Catarina Schauff, para saber qual é o prazo para início de algumas obras que estão planejadas para ocorrer em Rolândia neste ano de 2020. Catarina afirmou que algumas destas obras planejadas precisam ser iniciadas até o final deste mês de abril, pois não havendo uma prorrogação das eleições por conta do coronavírus, todas teriam que ser adiadas e apenas poderiam começar depois do período eleitoral.
A obra mais próxima de ser iniciada é a do Espaço Cultural San Fernando, que vai conter um salão para atividades culturais, playground e banheiros que atenderão também a quadra esportiva. A licitação para o projeto foi finalizada no dia 06 de abril e a obra tem o valor orçado em 168 mil reais: R$ 150 mil por meio de emenda parlamentar do deputado federal Felipe Francischini (PSL) e o restante por conta da prefeitura. “Se tudo correr bem e após o prazo estipulado (entre sete e dez dias) nenhuma empresa contestar, já serão feitos os documentos de contrato e a emissão de início da obra. Eu espero que isso aconteça até o final deste mês de abril”, explicou.
Já a licitação de pavimentação das estradas do Caramuru com pedras poliédricas está em andamento e agendada para ocorrer no dia 17 de abril. O valor orçado para a realização desta obra é de 1 milhão e 900 mil reais. “Eu gostaria que essa obra também fosse iniciada neste mês, mas não é possível confirmar nada neste momento. Tudo vai depender dos prazos burocráticos”, afirmou Catarina. A secretária também informou que a autorização do recape do Jardim Asteca vai ser realizada na semana que vem e, depois disso, será feita a abertura de licitação.
Além disso, existem alguns projetos em fase final de aprovação que estão na Caixa Econômica. São eles: reforma da quadra poliesportiva do Jardim Parigot de Souza, reforma do ginásio de esportes da Vila Oliveira, reforma e finalização do Hotel Rolândia e reforma da quadra esportiva do Santiago e reforma da capela da Vila Oliveira.
A lista também contempla outros projetos que estão em fase de análise e correções e estão dentro do recurso do Paraná Cidade. Estes fazem referência a revitalização do Vale das Amoreiras, no jardim Vale Verde, e a revitalização da Praça do Jardim Novo Horizonte. O jardins Morumbi e o Roland Garden estão dentro do programa Meu Campinho, que trata da construção de um espaço para prática de esporte e recreação nos municípios com recursos do Governo do Estado.