Pesquisar
Close this search box.

Presos de unidades do Paraná fazem máscaras

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Presos de unidades do...

    O Governo do Estado anunciou que cerca de 200 presos de 17 unidades de todas as regiões do Paraná estão confeccionando máscaras, pijamas e outros itens de proteção individual para agentes da saúde e da segurança pública de todo o Estado. A ação ocorreu após um pedido feito pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

    “Mais um pedido meu atendido pelo Governo do Estado. Entendo que preso tem, sim, que trabalhar e acredito que eles podem contribuir para a prevenção e combate à pandemia do coronavírus. Consequentemente, o trabalho destes presidiários vai gerar a redução de suas penas”, explicou Cobra Repórter. No dia 17 de março, o deputado apresentou um requerimento com essa proposta endereçado ao governador Ratinho Junior, ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, e ao secretário estadual de Segurança Pública, coronel Rômulo Marinho.

    Segundo o Governo do Estado, o objetivo é produzir em média 7,8 mil itens por dia, ou seja, mais de 39 mil por semana. A cada dia trabalhado, os detentos se beneficiam com a redução de um dia de pena. Toda esta produção visa reduzir a escassez de equipamentos de proteção individual no mercado e, principalmente, atender as áreas que mais estão cuidando da população neste momento: saúde e segurança.

    Mesmo contando com verbas e materiais adquiridos pelo próprio Departamento Penitenciário, a maior parte da matéria-prima chega às unidades por doação. A regional de Londrina, por exemplo, também fechou uma parceria para colaborar com uma das casas de saúde da cidade. “Além da produção de jalecos e máscaras cirúrgicas e de máscaras para servidores do estado, estamos produzindo guarda-pós e pijamas especificamente para o Hospital Universitário, que, inclusive, nos doou o material”, afirmou o coordenador da região, Reginaldo Peixoto.

    Os presos das Penitenciárias Estaduais da cidade estão costurando diariamente uma média de 400 máscaras, que serão destinadas aos internos e a servidores da saúde e da segurança da região, e 50 aventais para as equipes de saúde das unidades prisionais. Há ainda produção semanal de mil máscaras de acetato e 650 jalecos, pijamas e uniformes.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: