Quem é que não gosta de ser elogiado? No trabalho, em casa ou no dia a dia, um reconhecimento funciona como um grande incentivo para a maior parte das pessoas. Com a criança ocorre o mesmo. Quando ela é elogiada, sente-se mais confiante e motivada para enfrentar novos desafios e continuar crescendo.
O professor Toru Kumon, criador do método, sempre foi um grande defensor dos elogios como ferramenta motivacional. Ele destacava, porém, que para elogiar é preciso ter sensibilidade. O elogio que não é verdadeiro ou só é feito para agradar não causa nenhum efeito. É preciso deixar muito claros os motivos pelos quais a criança está sendo elogiada, com base em ações e atitudes concretas.
Elogiar uma criança proporciona a ela a oportunidade de expandir seu potencial e também funciona como incentivo para os estudos. Muitos alunos perdem a autoconfiança após muitas broncas por não conseguirem boas notas. Sem autoconfiança a criança para de acreditar que ela é capaz de aprender e começa a evitar o contato com aquela matéria.
No processo de aprendizagem, é importante trabalhar com metas. Elogiar os esforços da criança por ter conseguido cumprir seus objetivos estimula sua autonomia e autoconfiança, criando um círculo virtuoso importante para que ela possa atingir seu máximo potencial.
Se a criança não for incentivada, não se sentirá motivada para estudar. Por isso, o método Kumon procura reforçar tudo aquilo que o aluno faz bem e manter sua motivação. Quando são elogiados, os alunos desenvolvem a autoconfiança, pois sentem-se felizes e capazes, adquirem capacidade de decidir o que é correto e sentem-se prontos para enfrentar desafios mais difíceis ao ter uma experiência de sucesso reconhecida.