Fotos e vĂdeos de muita espuma e de peixes mortos no Rio Bandeirantes, em Rolândia, “inundaram” as redes sociais neste final de semana e provocaram muita indignação. Apesar de o rio receber poluentes há vários anos e ser considerado “morto”, as imagens provocaram denĂşncias que chegaram atĂ© o Meio Ambiente.
  “Já recebemos as imagens, estamos tomando as providências e encaminhando nosso processo administrativo para os órgãos estaduais”, afirmou Anderson Buss, secretário de Meio Ambiente.
  Questionado sobre quais seriam essas providĂŞncias e quais seriam as possĂveis empresas responsáveis pela poluição e pelo crime ambiental, o secretário afirmou que depois que notificar o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e MinistĂ©rio PĂşblico iria repassar as informações com mais detalhes para a imprensa. “AĂ falaremos exatamente o que foi feito pela Secretaria de Meio Ambiente “, ressaltou o secretário.
  “Falaremos sobre o que aconteceu desde sábado, quais as medidas tomadas já no final de semana e quais as medidas que estão sendo tomadas agora, para a reparação do erro”, concluiu Anderson Buss.
  O Rio Bandeirantes recebe poluentes há vários anos e é considerado “morto” – Rolândia não faz captação de água do rio para o consumo. A captação é feita nos rios Ema e Jaú.
  O Jornal de Rolândia está tentando contato com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e também com a Sanepar para falar sobre o rio. Tão logo tenha novidades, a matéria será atualizada.