O Jornal de Rolândia esteve com o secretário de Meio Ambiente, Anderson Buss, para falar sobre um assunto recorrente que traz riscos para o meio ambiente e para a saúde humana: as queimadas. É comum avistar em áreas urbanas e também nas rurais, focos de incêndio, que na maioria das vezes é causada por ação proposital. “A prefeitura está fazendo uma fiscalização efetiva quanto a isso. Tivemos muitos problemas no ano passado, então neste ano estamos fazendo um trabalho mais intenso e seguindo a lei”, explicou o secretário. A fala se prova pela quantidade de multas aplicadas neste ano: mais de dez.
Anderson Buss também falou sobre a lei contra queimadas de Rolândia, a de nº 3839, de 24 de novembro de 2017, que é umas das mais poderosas armas para se coibir as queimadas. O diferencial dessa lei rolandense é que ela permite que se puna o proprietário do terreno em que ocorreu a queimada, independentemente de quem tenha colocado o fogo.
Aqueles que tem um terreno com mato, que é um fator preocupante, pois aumenta os criadouros do Aedes, devem fazer a capina, sem o uso de fogo. “A gente tem que entender que as queimadas geram fumaça, e contribuem com a poluição, gerando problemas ambientais e liberando o dióxido de carbono. A queimada também afeta a saúde pública, principalmente agora em que muitas pessoas estão em suas casas de quarentena, e a fumaça acaba entrando nestas residências, nas quais muitas vezes é abrigada por idosos e outras pessoas do grupo de risco”, abordou o secretário.
Para aqueles que precisam descartar o mato seco, e não sabe onde levar, Anderson afirma que o material pode ser levado na pedreira que é a área de recebimento de construção civil. “Só pedimos para que façam o correto, pois a prefeitura não quer autuar. Nós só pensamos no coletivo”, alertou. O costume, infelizmente, é atear fogo nessa massa vegetal que fica depois do corte. É aí que entra a denúncia e o dono do terreno é multado.
Denuncie – Se você se deparar com alguma situação de queimada, denuncie de imediato na secretaria de Meio Ambiente. O contato funciona de segunda a sexta, das 12:00 às 18:00, e pode ser feito por meio do número (43) 3156-033. Há também a possibilidade de enviar um e-mail informando onde ocorreu a queimada, envie para: [email protected]. As denúncias são totalmente anônimas e seguras, e o denunciante não será prejudicado. Fotos e vídeos também devem ser enviados.