O Ministério da Saúde (MS) realizou algumas mudanças em sua campanha de vacinação contra a gripe. A 3ª etapa da imunização teve início nesta segunda-feira (11) e será dividida em duas fases. O MS também recomendou que os municípios não façam o Dia D da Vacinação, marcado anteriormente para o dia 09 de maio.
A 1ª etapa dessa fase começou neste dia 11 e tem como grupos prioritários as pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias. Já a 2ª etapa se inicia no 18 de maio e poderão ser vacinados os professores das escolas públicas e privadas e os adultos de 55 a 59 anos de idade. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até o dia 5 de junho.
Em Rolândia, a vacinação em Rolândia está sendo realizada somente na Unidade Básica de Saúde do Jardim Nobre e por agendamento. São 60 vacinas por dia que podem ser agendadas pelos telefones 3906-1122 ou 3906-1126
Atualmente, a campanha está em sua segunda fase e atende aos idosos (60 anos ou mais), trabalhadores de saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais (com comprovação,; trabalhadores portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros (categorias D ou E), povos indígenas, motoristas e cobradores de transporte coletivo.
Todas as comorbidades deverão ser comprovadas, mediante prescrição médica da receita de uso contínuo ou exame médico. A orientação é para que as pessoas cheguem no horário agendado e a utilizem máscara de proteção, podendo ser a artesanal.
A vacina da gripe não evita a infecção pelo coronavírus, mas é especialmente importante porque protege a pessoa principalmente da contaminação e de quadros respiratórios mais graves e internamentos relacionados aos vírus da Influenza.
Apesar de não apresentar aumento nos casos confirmados especificamente de Influenza, o boletim informa 3.522 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com aumento de 482 notificações em relação à semana anterior. São casos notificados por vários outros vírus.
Vacinação – A campanha de vacinação contra a gripe segue em todo o Paraná; começou no dia 23 de março e seguirá até o dia 5 de junho. A Sesa já abasteceu os municípios com a vacina e até o momento foram aplicadas 1.668.847 milhão de doses.