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Site da prefeitura tem Prestação de contas da Covid-19

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    Os moradores de Rolândia agora podem ter acesso a um portal de prestação de contas e acompanhamento das ações de combate à Covid-19, que está sendo feito pela administração pública municipal nesse momento excepcional de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O usuário que entrar no site da prefeitura (www.rolandia.pr.gov.br) pode visualizar a ferramenta do lado esquerdo da tela: basta clicar para ter acesso a esta página de informações.

    Neste ambiente virtual, os munícipes poderão ter acesso às ações diárias, boletins, ao decreto de calamidade pública, legislação, orientações, doações e plano de contingência. “O nosso objetivo com este novo recurso é levar informação e dar publicidade a todos os nossos atos diante da questão da pandemia”, informou o prefeito Luiz Francisconi Neto (PSDB). A ação também pretende propiciar segurança jurídica ao gestor, além de dar transparência às ações municipais, que devem impactar diretamente na população.

    Segundo explicado pelo prefeito, na parte de ações diárias, as informações serão atualizadas diariamente, seguindo todas as mudanças que puderem ocorrer diante da pandemia. Na aba de boletim, a prefeitura fará a atualização dos números do vírus aqui na cidade conforme é repassado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa).

    O prefeito explica que na parte de calamidade pública, o morador poderá compreender a importância que este decreto tem e também compreender que o mesmo ato foi realizado em mais de 200 cidades em todo o estado do Paraná, e também no Brasil. “O decreto de calamidade pública é um meio de se fazer o ajuste nos orçamentos, uma vez que por conta da pandemia houve uma queda significativa em nossa receita e muitas das metas já traçadas no ano passado, não serão cumpridas”, ressaltou.

    Na parte de legislação, o internauta irá encontrar tudo o que diz respeito a leis federais e estaduais, e terá acesso às medidas normativas que são implantadas por estes setores. “Lá o morador vai poder constatar, por exemplo, porque foi suspensa a realização de consultas eletivas e entender que, por conta da pandemia, muitos servidores do grupo de risco foram impedidos de trabalhar durante este período. Com isso, foi necessário otimizar o atendimento, centralizando alguns em locais específicos”, exemplificou Francisconi.

    No botão de orientações, tem-se acesso a informações de como fazer a própria máscara, cujo uso é obrigatório em estabelecimentos comerciais; cuidados que devem ser tomados para quando se chega em casa; quando procurar ajuda; e telefones de atendimento. Quem acessar a parte de doações vai conhecer empresas e demais entidades que já ajudaram o município durante este enfrentamento.

    Também será possível conhecer o plano de contingência para manejo clínico do novo coronavírus nos serviços de saúde de Rolândia. “Fizemos isso para não deixar a menor dúvida do que está sendo feito e de todos os atos da prefeitura em relação ao novo coronavírus”, acrescentou o prefeito.

    O acesso pode ser no site da prefeitura, ou quem preferir pode ir direto no link: http://servicos.rolandia.pr.gov.br/covid/ 

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