Desde o início da semana passada, as secretarias de Serviços Públicos e Agricultura e Meio Ambiente trabalham juntas na revitalização da praça e do bosque do conjunto Manuel Muller, em Rolândia. De acordo com Miguel Nogueira, diretor de arborização do Meio Ambiente, a ação deve durar, pelo menos, mais uma semana.
O diretor informou que a secretaria de Meio Ambiente está cuidando da revitalização arbórea no bosque, podas de galhos secos, podas de manejo e paisagística em algumas espécies, bem como a retirada de grevíleas secas que foram atacadas por cupins. Todas elas serão substituídas por árvores frutíferas. “Os servidores estão erguendo as árvores, ou seja, fazendo uma poda para que as árvores fiquem mais altas e entre mais iluminação”, explicou o diretor.
Entre as muitas árvores frutíferas que serão plantadas no bosque, a população poderá conhecer a Guabiroba, Pitanga, Cereja-do-rio-grande e uvaia. A de nome mais diferente que é a uvaia, é uma árvore nativa do sul e sudeste do Brasil – a chácara Marabu tem exemplares dessa planta e vende geleia do fruto. Além disso, o local já conta com alguns exemplares nativos, como o Pau-brasil, Jacarandá, Figueira Branca, Peroba Rosa, Canjarana, Cedro, Só Brasil e Guapuruvu. Muitas das árvores existentes hoje no bosque foram plantadas pelo professor de inglês, Anselmo Ludwig.