No início do mês de maio, o vereador Andrezinho da Farmácia (PSL) enviou uma requerimento para a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em que solicita uma reestruturação na tarifa cobrada pelo consumo de água nas residências. O parlamentar também aborda, no documento, a questão dos redutores de ar.
Um dos pedidos é para a extinção da tarifa mínima das contas de água, cujo valor perfaz um montante de R$ 62,25. Outra solicitação de Andrezinho é a redução da taxa de cobrança pelo esgotamento sanitário de 80% para 40%. O vereador pede, ainda, a implantação, de forma gradual, dos redutores de ar nos hidrômetros.
“Essa é um época propícia para tal reestruturação, pois com a pandemia do coronavírus, muitos cidadãos estão perdendo seus empregos e as consequências serão drásticas na questão econômica e financeira, uma vez que é obrigado a pagar pelo que não consumiu. Se gastou um metro cúbico de água, que pague somente por esse gasto”, ressaltou Andrezinho.
O requerimento também solicita informações sobre a implantação de redutores de ar nos hidrômetros, conforme Lei Municipal nº 3.902, de abril de 2019, que obriga a instalação de equipamento eliminador de ar nas tubulações do sistema de distribuição de água potável, com o intuito de promover mais economia das faturas pagas pelos consumidores de Rolândia.
O documento foi enviado na sessão do dia 04 de maio e a Sanepar tem até 30 dias para responder ao parlamentar rolandense.