O narrador de rodeio Valdemiro Anesi, 69 anos, mais conhecido como “Mirão” em Rolândia e “Mirão Pena Branca” no mundo dos rodeios – lançou um CD com narrações da prática neste ano. O projeto é a realização de um sonho do narrador que, há mais de 30 ano,s participa de festas de rodeio, e agora decidiu montar um CD com narrações de sua carreira profissional. O projeto promete agradar aos apreciadores deste gênero musical. O narrador foi até a sede do JR e falou sobre o CD e a carreira.
O CD foi gravado há um mês com o auxílio do neto dele, o cantor João Anesi. “Este é um CD muito simples, porém, bem gravado e que eu fiz com muito amor”, afirmou Mirão. O projeto contempla dez faixas e começa pela abertura com versos de rodeio, passando pela montaria, e depois músicas. Segundo Mirão, foram produzidas 500 cópias e a procura pelo CD já tem sido bem grande. O mais especial deste projeto é o que o CD não está sendo vendido; é apenas doado para as pessoas que realmente gostam de rodeio. “Já cheguei a doar umas 300 cópias para o pessoal”, revelou.
Mirão – Mirão nasceu e cresceu em Rolândia e já foi vereador por duas vezes. Sua história como narrador começou há exatos 35 anos, quando ele foi convidado a narrar um rodeio na Igreja Católica do jardim Novo Horizonte. “Na época eles pediram para eu ajudar em uma ação de construção da igreja. Começamos organizando algumas festas simples, até que foi crescendo e o meu nome começou a ser citado em vários lugares”, relembrou.
Ele chegou a narrar rodeios em muitos estados do Brasil, além do Paraná. “Já fui participar de rodeios em Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Minas Gerais”, contou. Mirão afirma que o maior evento que participou foi a tradicional Festa do Peão em Barretos, isso em 2012 e em 2016.
Durante sua trajetória, ele viveu momentos bem felizes que ele afirma que jamais vai se esquecer. “Sempre vou lembrar de quando narrei um rodeio na cidade de Paraguaçu, em Minas Gerais, que participei em companhia do locutor Asa Branca e até fui homenageado pelo prefeito da cidade”, afirmou, saudoso. Ele também relembra as competições que fazia com o locutor Asa Branca (falecido em fevereiro deste ano) e como era muito bom participar das narrações junto com o antigo companheiro de festas. “A gente se dava muito bem. Meu apelido de Mirão Pena Branca no mundo dos rodeios veio por causa dele, já que nos viam sempre juntos”, revelou o rolandense.
Além do falecimento do amigo lembrada com tristeza por Mirão, o narrador também se recorda de um outro momento não muito feliz de sua história. “Teve uma vez que eu estava fazendo um rodeio em Prudente e um amigo muito próximo, que era de Sebastiao de Sá e adorava fazer versos e brincar durante o rodeio, acabou caindo durante uma apresentação, quebrou o pescoço e faleceu. É uma cena que irei guardar para sempre”, contou emocionado.
Como conseguir um CD?
Aos interessados em adquirir o CD com narrações especiais do Mirão, basta entrar em contato com o narrador através dos telefones (43) 9.9653-5797 e 9.9692-4513. Pelo Instagram e Facebook, basta procurar por @miraoanesi. Também é possível conseguir o material entrando em contato com as rádios Cultura e Líder FM.