Pesquisar
Close this search box.

Eleições JR: Renato Malacrida

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Eleições JR: Renato Malacrida

    O pré-candidato a prefeito Renato Malacrida, do PC do B, foi o quinto entrevistado do JR Eleições, que foi ao ar na terça (28). Renato, 32 anos, nasceu em Curitiba e é professor de História da Rede Estadual de Educação desde 2008. Ele tem mestrado na área e também é formado em pedagogia e atualmente estuda sobre gestão pública. Renato já trabalhou durante alguns anos na Câmara de Vereadores de Rolândia e sempre teve envolvimento com ações de movimentos sociais desde a adolescência e, por este motivo, resolveu ser pré-candidato a prefeito de Rolândia em 2020.

    Saúde e HSR
    O pré-candidato acredita que a gestão do Hospital São Rafael deveria ser independente e não ter esta ligação política que, por vezes, segundo o pré-candidato, acaba interferindo em situações do dia a dia da entidade. “A primeira medida que eu iria tomar seria instalar uma diretoria independente sem fins políticos, para que, desta forma, os gestores pudessem ter mais autonomia no repasse que é feito à instituição e desatrelar esta questão do poder público com o HSR. Mas, claro, sempre fiscalizando as ações”, explicou.

    Retroativos e elevação
    Sobre retroativos e elevações na Educação, Renato afirmou que não somente colocaria em dia o que for necessário, mas também montaria toda uma estrutura neste setor no sentido de valorizar e capacitar os professores, aspecto visto por ele como extremamente importante. “Isso seria realizado por meio de investimentos e parcerias que viessem a surgir”, afirmou. O pré-candidato apontou que a situação dos professores de carreira da rede municipal de Rolândia é adequada, mas pode e deve sempre melhorar. “Professor valorizado é um professor motivado, e uma vez motivados, eles fazem muita diferença no setor de educação”, revelou. Ele também acrescentou que trabalharia em conjunto com os profissionais para chegar a uma solução aceitável para as duas partes.

    Escolha de secretários
    Muito além de ser uma pessoa de confiança, o pré-candidato destacou que é importante analisar o currículo que o profissional tem para, desta forma, entender como ele poderá atuar dentro da determinada pasta na qual for escolhido. “Pensando no setor de Educação, a escolha seria feita da seguinte forma: Eu me sentaria com vários profissionais de confiança e analisaria dados importantes. E, claro, não esqueceria dos funcionários de carreira, pois ninguém melhor do que eles para entender sobre como está a situação atual do município e como tomar decisões para melhorar isso”, assegurou.

    Desenvolvimento
    Renato citou que o desenvolvimento sofrerá por pelo menos dois anos, devido às consequências causadas pela pandemia, na qual ainda estamos inseridos. “O maior desafio que o próximo prefeito provavelmente irá enfrentar vão ser as consequências econômicas da pandemia e colocar as contas em dia no aspecto de colocar nos eixos a situação por completo”, disse. O pré-candidato cita as novas reinvenções que vêm ocorrendo, em especial a do comércio com a implantações de deliverys e take-aways, como uma oportunidade de incentivo. “O incentivo nesta situação seria feito na relação de contribuição fiscal, anulando e cortando aquilo que for possível, e que não prejudiquem a população, refazendo assim um novo comércio local”, afirmou.

    Novas empresas
    Sobre o incentivo da vinda de novas empresas para Rolândia, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, o pré-candidato apresentou a sugestão da prefeitura ceder um espaço para estes empreendimentos e oferecer a eles a isenção de algumas tributações durante o processo de instalação. “Citando por exemplo a vinda de uma empresa da área de tecnologia, o poder público poderia oferecer a isenção e o espaço, e em contrapartida, a nova empresa teria que capacitar a nova empresa com uma certa quantidade de profissionais moradores da cidade”, explicou.

    Sobre o JR Eleições

    O programa é transmitido ao vivo pelo YouTube, no Canal JR Rolândia (entre e se cadastre) e no Facebook.com/JornalDeRolandia. Sempre às terças, às 20 horas. Na próxima terça, dia 04 de agosto, será a vez do pré-candidato Rodrigo Locatelli, do PP.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: