O presidente da Câmara de Rolândia, Alex Santana (PSD), foi um dos primeiros a postar sobre a demora e as reclamações das pessoas. O parlamentar averiguou pessoalmente a situação e foi até ao local para se certificar da demora. “Em poucos minutos no local foi possível constatar que a população tem razão em reclamar sim. Conversei com as pessoas que aguardavam pelo atendimento que demorava entre quatro a oito horas. Isso mesmo, tinha gente que estava há quase oito horas”, afirmou o vereador.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a UBS Central realizou 3.452 atendimentos em julho, uma média de 111/dia, com maior fluxo de pacientes às segundas e terças. A Secretaria informa, ainda, que foram realizadas adequações na escala médica e de enfermagem nos dias de maior fluxo, com o acréscimo de plantonista clínico geral e de pediatra, bem como de enfermeiro para reforçar a equipe.
Prontuário eletrônico
A Saúde também ressaltou que, nos próximos dias, será implantado na unidade o Prontuário Eletrônico, já utilizado nas demais UBS, para otimizar o atendimento aos pacientes e permitir o acompanhamento informatizado de todos os dados. A Secretaria de Saúde tem acompanhado diariamente o fluxo de atendimento e realizado adequações imediatas a fim de garantir melhorias.
Segundo a Secretaria, o protocolo do Ministério da Saúde indica que o paciente primeiro deve informar o caso por telefone antes de procurar o atendimento presencial – e pode ser feito pelos números 3906-1133// 3906-1125 // 3906-1121 // 3906-1145 // 3906-1134 de segunda a sexta das 8h às 17h ou o plantão 24h pelos números 99166-0401 ou 9.9166-0332.