Empreender não é uma tarefa fácil e manter o negócio é sempre um grande desafio, especialmente agora em tempos de crise. Mas esse continua sendo o sonho de muitos brasileiros que buscam conquistar autonomia financeira. Foi na venda de flores, prática antiga, que o rolandense Otavio Augusto, 22 anos, enxergou a possibilidade de inovar e empreender.
O estudante de Direito contou que sempre foi apaixonado por flores e pela natureza. Há três anos já atuava em um viveiro de flores, e percebeu que este setor de atuação de vendas o encantava muito. “Sempre gostei de cores, texturas e da natureza em geral e as flores me proporcionam tudo isso. O fato de eu ter feito dois anos do curso de Design de interiores me permitiu uma visão bem ampla sobre combinações adequadas de cores e texturas”, revelou Otavio.
Channel Flores
O empreendedor contou que, próximo do Dia dos Namorados, uma amiga pediu sua ajuda para montar um arranjo de flores. Foi neste dia, após apoio da amiga, que ele decidiu começar seu negócio e empreender para valer.
“Minha amiga Leila me deu muita força e disse que todos sempre gostavam dos arranjos que eu fazia. Eu decidi então começar com o negócio para ter uma renda extra e também para trazer um diferencial com arranjos diferenciados e papéis com texturas especiais”, contou.
Foi quando nasceu a Channel Flores, que oferece para seus clientes Flores de diversos tamanhos, bouquet e arranjos traduzidos em forma de amor. “Logo que pensei no nome eu já criei também o Instagram da loja. O nome vem ao encontro do fato de eu não vender somente simples arranjos de flores. Quem recebe o arranjo é como se fosse presenteado com uma joia, é um presente realmente diferente”, afirmou Otavio.
Otavio criou o perfil para a loja no Instagram e também já começou a alimentar a rede com foto de arranjos que já tinha feito. Ele enviou para amigos e familiares que começaram a compartilhar com outras pessoas. Os seguidores começaram a surgir.
Em dois meses, o perfil já conta com 800 seguidores e muitos clientes têm procurado pelo serviço diferenciado e especial oferecido pelo ateliê Channel Flores. “Foi tudo muito rápido, mas antes mesmo dos seguidores chegarem encaminhei alguns arranjos especiais para algumas pessoas de Rolândia conhecerem o meu trabalho. Isso também fez a diferença”, assegurou.
Uma destas pessoas que recebeu um arranjo especial do Otavio foi a fotógrafa e Digital Influencer Polly Casoti, que é de Rolândia, mas atualmente mora em Londrina. Polly conheceu o ateliê pelo Instagram e percebeu logo de cara o diferencial no trabalho oferecido pela Channel e se surpreendeu ainda mais quando recebeu as flores em sua casa.
“Estava procurando alguém para montar um buquê especial e diferente para o meu casamento que está planejado para ocorrer no final deste ano. Quando eu recebi as flores, achei-as magníficas. Nunca tinha visto este tipo arranjo com tantas flores diferentes. Quando pensamos em buquê sempre imaginamos as mesmas flores como rosas ou margaridas, eu nunca tinha visto um buquê igual ao dele com tantas folhagens e flores coloridas. Eu tenho o buquê até hoje aqui”, afirmou Polly (foto).
Empreender e reinventar
Otavio é o responsável por todos os processos que envolvem o ateliê que atualmente funciona em sua própria casa. Ele se encarrega de tarefas como a compra da matéria prima para os arranjos, pagamento aos fornecedores, registro de imagens, gestão da rede social, entre outras demandas.
“Eu resolvi empreender bem nesta época de pandemia pelo fato de que, mesmo que as pessoas estejam mais em casa sem poder sair igual antes, e mesmo que a renda tenha sido afetada de alguma forma, elas não deixaram de querer demostrar carinho e amor por aqueles que amam. E as flores são uma forma muito doce e especial de se presentar”, afirmou.
Vendas online
Neste momento Otavio vende os produtos do seu ateliê de modo totalmente online. Por meio do Instagram www.instagram.com/channelflores, os clientes podem fazer os seus pedidos e conhecer também as variedades de produtos que ele oferece. São cinco tipos diferentes de arranjos que ele oferece: Channel mini, channel baby, channel love, channel gold e channel number one. A diferença está na quantidade de flores compostas pelo arranjo.
“Sempre peço para os clientes fazerem as encomendas com pelo menos um dia de antecedência, porque, como eu trabalho com as flores mais frescas dos produtores, preciso ir atrás do fornecedor para solicitar que ele me entregue as flores”, explicou.
O empreendedor pontuou que o mix de flores que ele oferecer nunca irá se repetir, pelo fato de serem flores frescas, compostas em um arranjo montado com muita criatividade. Os arranjos montados no ateliê fogem do convencional e oferecer estilo diferente e não menos especial dos clássicos modelos de buquê de flores.
“Eu sempre pergunto também ao cliente se ele tem alguma cor de preferência ou algum pedido de cor especial. Isso porque eu quero realmente oferecer um presente que vá ao encontro do gosto pessoal de quem receberá o arranjo. Eu quero que meu produto seja único e seja harmônico com a personalidade de cada cliente”, concluiu Otavio Augusto.
Conheça o trabalho do Otavio e siga o Ateliê Channel Flores no Instagram pelo @channelflores_ e faça as suas encomendas também pelo fone (43) 9.9811-7884.