Ainda não será desta vez que o rolandense irá utilizar a trincheira da linha férrea, que está sendo construída desde março de 2018. A obra estava marcada para ser entregue nesta semana – inicialmente na segunda 31 e depois durante na quarta. Entretanto, a empresa Legnet, que executa a obra, solicitou mais um prazo para o término dos trabalhos que foram prejudicados devido às fortes chuvas de meados de julho.
Ainda não há uma nova data estipulada para a entrega da obra, que é realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A trincheira de Rolândia faz parte do Programa Nacional de Segurança Ferroviária – Prosefer, planejamento desenvolvido pela Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do DNIT com o objetivo de minimizar os conflitos decorrentes das operações ferroviárias com as operações rodoviárias, em passagens de nível, e as interferências com o tráfego urbano, em cidades atravessadas pelas ferrovias.
A obra foi iniciada em março de 2018 e tinha previsão de entrega em maio de 2019. Mais de dois anos depois de seu início e mais de 15 meses depois de sua previsão de entrega, a trincheira ainda não liberada para o uso.