Depois da instalação de placas por toda a cidade, a campanha “Não dê dinheiro e sim oportunidades” também teve panfletos distribuídos nas ruas do centro e da Vila Oliveira na manhã deste sábado (05). A campanha foi idealizada pela Secretaria de Assistência Social e pelo projeto Abrigo Ceel (Cultura, Educação, Esporte e Lazer), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (Acir). O panfleto explicava os objetivos da campanha de acolhimento de pessoas em situação de rua pelo Ceel.
A panfletagem foi feita por membros da Acir Jovem Rolândia, dos escoteiros, de grupos de jovens de várias igrejas e dos Vicentinos nas ruas e nas lojas. O intuito é conscientizar a população sobre algumas possíveis consequências do ato de dar dinheiro e explicar que há outras soluções para pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema. “A ideia é a pessoa nos ligar quando uma pessoa nessa situação lhe peça dinheiro. Os telefones estão nos panfletos e também nas placas”, explicou o pastor Satyrio Storbem, presidente do projeto Ceel.
Se a pessoa em situação de rua quiser, uma equipe do projeto Abrigo Ceel vai até ela e a leva para uma das duas casas que possui (para homens e mulheres). Lá, se alimentam, tomam banho e também são providenciados documentação para busca de um emprego.
Os telefones do projeto Ceel, que funcionam 24 horas por dia, são o 3311-6855 e o 3311-6880. A ação de panfletagem também será realizada no próximo sábado (12).