Por causa da pandemia do novo coronavĂrus (Covid-19) tem levado muitas pessoas a procurar a zona rural ou locais mais isolados para se reunir e se divertir. Em Rolândia nĂŁo tem sido diferente e isso tem provocado, alĂ©m do crescimento dos casos da doença, o aumento de lixo e sujeira nesses locais, deixado por algumas pessoas sem consciĂŞncia. Um verdadeiro descaso com o outro e com a natureza.
  O problema já levou a Comissão Municipal de Preservação Histórica de Rolândia (Comphir) a fazer um apelo para que as pessoas utilizem os espaços históricos com consciência. A denúncia de lixo acumulado e sujeira na Estrada São Rafael foi um dos principais motivos do apelo da Comphir.
  Considerada turĂstica, por sua beleza cĂŞnica, e por dar acesso Ă antiga Pousada das Alamandas, Spa Recanto das Figueiras, Capela e CemitĂ©rio SĂŁo Rafael, pesqueiros e propriedades de economia familiar, a Estrada SĂŁo Rafael tem sido alvo de pessoas que buscam o local para se divertir. Infelizmente, muitos deixam para trás garrafas e o lixo produzido durante esse diversĂŁo. Os finais de semana sĂŁo os dias crĂticos e nas segundas-feiras o estrago pode ser visto com mais facilidade. O lixo tambĂ©m Ă© deixado pátio da Capela e no CemitĂ©rio do SĂŁo Rafael.Â
  O problema nĂŁo se resume somente aos locais histĂłricos como o complexo turĂstico SĂŁo Rafael (estrada, capela e cemitĂ©rio). Praças e locais mais afastados do centro de Rolândia tambĂ©m tĂŞm sido usados para reuniões e aglomerações. Garrafas e lixo sĂŁo deixados nesses locais, espalhados. Nesta semana, uma leitora entrou em contato com o JR para enviar fotos de uma praça que fica quase no final da avenida BrasĂlia, já prĂłxima da avenida Esplanada. O local estava cheio de sujeira deixada pelas pessoas que foram atĂ© lá, qje tambĂ©m tem um parquinho.
  A Comphir fez um apelo para que os visitantes utilizem os espaços históricos e culturais com consciência, respeitando os moradores e suas propriedades. Esse apelo tem de ser estendido para todos os lugares frequentados pelas pessoas.