Em Rolândia, a Sanetran (Saneamento Ambiental S.A.) realiza o a prestação de serviço de coleta, transporte e destinação final de resíduos (orgânico, reciclável, industrial, serviço de saúde, entre outros). A Sanetran lembra, ainda, que é importante que a população faça a separação do lixo corretamente ao enviá-lo para a coleta seletiva. Tal atitude alivia de forma significativa o despejo em aterros sanitários e lixões a céu aberto, que podem contaminar o solo e agravar o efeito estufa.
Na caçamba não
Descartar o lixo corretamente não depende apenas da nossa intuição ou da aparência do material que está sendo descartado. Há uma série de coisas que não são recicláveis ou não podem ir para o lixo comum. Outro erro comum, infelizmente, é o descarte de material reciclável em caçambas, que são destinadas a entulhos de obras. O Jornal de Rolândia mostra agora como deve ser a correta separação do lixo em sua casa, além de informar os dias que ocorrem o serviço na cidade para cada um deles.
Material orgânico
Lixos orgânicos não podem ser reciclados. Todo lixo de origem animal ou vegetal, como cascas, sementes, restos de alimentos deve ser jogado fora na coleta domiciliar sem passar pela coleta seletiva. Não podem, portanto, serem colocados junto com o lixo reciclável, pois os servidores não o recolherão. No município, os dias de coleta domiciliar deste tipo de resíduo ocorre três vezes na semana, exceto pela região central, em que é recolhido todos os dias.
Material reciclável
Todo resíduo descartado que pode ser reaproveitado parcialmente ou como um todo, são materiais que podem retornar à cadeia produtiva. Materiais como: alumínio, vidro (desde que bem embalados e separados para não cortar os servidores), papelão, isopor, plástico e etc. A coletas seletiva dos resíduos recicláveis ocorrem uma vez na semana, sempre a partir das 7:00.
Móveis e folhagens
Você tem um sofá antigo em sua casa que precisa descartar, mas não sabe a quem recorrer? A Sanetran também faz o recolhimento deste material para a população, mediante a um agendamento prévio. A empresa já tem um percurso definido, então por isso é necessário fazer este agendamento. Outra situação de descarte diferente do lixo comum é a de folhagens, que também é realizado pela Sanetran, por meio deste agendamento.
O telefone de contato com a Sanetran é o (43) 3255-4742, sempre segunda a sexta, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h.Vale ressaltar que o serviço de recolhimentos de folhagens, madeiras antigas e sofás deve ser agendado, e o morador precisa deixar os descartes em frente a sua residência.
Lixo eletrônico
Já em casos de lixo eletrônico, a população deve ir até os pontos de coleta e entregar o material, uma vez que a Sanetran não realiza o recolhimento destes resíduos. Aqui em Rolândia, existe um ponto de coleta na Secretaria de Meio Ambiente, e muitos outros espalhados pela cidade, entre eles, a FACCAR, Supermercado Juliana, Lions Clube e Big Luz.
É considerado lixo eletrônico todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água se descartados no meio ambiente.
QUANDO E ONDE DO LIXO ORGÂNICO
Comum 001 e 002 (segunda a sábado, a partir das 15h30) – Região Central.
Setor 001 (terça, sexta e sábado, a partir das 15h30) – Trecho da Presidente Vargas até Castro Alves + Alto da Boa Vista, Teresópolis, Vila São Paulo e Jardim Olga.
Setor 002 (segunda, quarta e sexta, a partir das 15h30) – Presidente Vargas a avenida Esplanada e Itamaraty + Jardim Floresta, Costa do Sol, Hans Lemann e Cafezal.
Setor 004 (terça, quinta e sábado, a partir das 15h30) – Vale Verde, Asteca, Formosa, Los Angeles, Maanaim, Arnaldo Buzato, Jardim das Flores, Santa Mônica I, II e III, Santa Terezinha, Roland, Caviúna, Vila Esperança, Vila Neves, Casa Grande e Marabu.
Setor 005 (segunda, quarta e sexta, a partir das 15h30) – Água Verde, Roland Garden, Capricórnio, Araucária, Cidade Verde, Campo Belo, Manoel Muller, Maracanã, Vila Odório, Rosângelo e as ruas Aylton Rodrigues Alves, Alfredo Moreira Filho e Europa.
Setor 006 (terça, quinta e sábado, a partir das 07h) – Primavera, São Fernando I e II, Santo Eduardo, Jardim das Américas, Orlandino Almeida, Itália e Aviação.
Setor 007 (segunda, quarta e sexta, a partir das 07h) – Nogueira, Parigot, Pizzaia, Catuaí, Monte Carlo I e II, União e Gustavo Giordani.
Setor 008 (segunda, quarta e sexta, a partir das 07h) – Parque Industrial Floresta, Parque Industrial Bandeirantes, Jardim Floresta, Horácio Cabral, Bandeirantes, Café I, II e III, Belo Horizonte, Kasato Maru, Nobre I, II, III, Cidade Nova e Tomie Nagatami, além dos distritos de São Martinho e Bartira.
Setor 009 (terça, quinta e sabado a partir das 07h) – Marajoara, Tapájos, Guanabara, Domingos Neves, Califórnia, Coliseu, Santiago, do Lago, Morumbi, Erdei e Pioneiros.
QUANDO E ONDE DO LIXO RECICLÁVEL
Setor 506 (segunda-feira) – Setor 006 e parte do setor 009.
Setor 505 (terça-feira) – Todo o setor 005 e parte do setor 009.
Setor 503 (quarta-feira) – Praticamente todo o setor 008 e uma pequena parte do 009.
Setor 504 (quinta-feira) – Refere-se ao setor 004 e parte do setor 001 que engloba o Teresópolis, Vila São Paulo e Jardim Olga.
Setor 507 (sexta-feira) – Setor 007.
Setor 501 (sábado) – Inclui-se o comum 001 e 002 e metade do setor 001 incluindo apenas um trecho da Presidente Vargas.