Ficar em fila de bancos não é nada prazeroso, principalmente em tempos de pandemia em que as filas estão “quilométricas” (desculpas pelo lugar-comum). A situação fica mais extenuante ainda para os idosos, que precisam esperar debaixo do sol e sob muito calor. Na semana passada, um idoso chegou a passar mal e teve de ser atendido.
A lei federal prevê que o atendimento deve ser em, no máximo, 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em horário de pico. Em Rolândia, há uma lei municipal de 2006 que reduz o tempo para dias normais para 15 minutos e mantém os 30 minutos para dias mais corridos como véspera e pós feriado. Há ainda a lei de atendimento preferencial ao idoso.
O caso Ă© que, com a pandemia, o tempo de espera em filas aumentou e as pessoas tĂŞm sofrido com isso, especialmente os idosos. “A preferĂŞncia sempre será pelos idosos, em qualquer agĂŞncia ou local, como aqui no Procon”, explicou SĂ©rgio LuĂs Masson da Silva, coordenador do ĂłrgĂŁo em Rolândia. “O idoso, ou a pessoa que se sentir lesada, pode nos procurar que enviaremos uma CIP (Carta de Investigação Preliminar) ao banco”, ressaltou o coordenador. O Procon de Rolândia fica no 3Âş andar do edifĂcio do Banco do Brasil (Avenida dos Expedicionários 291) e atende de segunda a quinta-feira, das 09 ao meio dia e das 13 Ă s 16 horas.
A preferência no atendimento para o idoso em filas de banco, em tempos de pandemia ou não, também é ressaltada pela Assistência Social de Rolândia. O Conselho Municipal do Idoso de Rolândia está para ser implantado e poderia ajudar em casos como esses. “A lei foi reformulada e aprovada na Câmara e só não foi implantada ainda por conta da pandemia”, explicou Fernanda Buranello, diretora da Assistência Social. “Precisamos ainda fazer decreto e nomear as pessoas para o Conselho”, revelou a diretora.
Apesar ser apenas deliberativo, o Conselho poderia ajudar os idosos a procurar o Procon quando eles se sentirem lesados ou a buscar outras alternativas. Isso se já estivesse “funcionando”. A Assistência também sugere que as pessoas, e também os idosos, vão ao banco somente se for necessário e não tão logo saia seu pagamento. “O ideal é procurar realizar algumas operações e transferências por aplicativos para não ir aos bancos e evitar essas filas”, sugeriu Fernanda.
Em setembro, os vereadores de Curitiba aprovaram um projeto de lei que aumenta a multa Ă s agĂŞncias bancárias que descumprirem o tempo máximo para o atendimento presencial aos clientes no setor de caixas. De acordo com o projeto, a multa passa de R$ 1,4 mil para atĂ© R$ 40 mil. De acordo com o projeto de lei, a primeira infração pelo nĂŁo cumprimento da lei acarretará em multa de R$ 2,5 mil, da segunda Ă quarta reincidĂŞncia, as multas serĂŁo de R$ 5 mil, R$ 10 mil e R$ 20 mil, e na quinta reincidĂŞncia, o projeto prevĂŞ a suspensĂŁo do alvará de funcionamento da agĂŞncia bancária, alĂ©m da aplicação de multa de R$ 40 mil. Se sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor 60 dias apĂłs a publicação no Diário Oficial do MunicĂpio (DOM).
A reportagem do JR tentou entrar em contato com a direção dos bancos, mas até o fechamento desta edição não tinha obtido nenhuma resposta.