Começou no dia 5 a Campanha Nacional de Multivacinação. A mobilização vai até o dia 30 de outubro em todo o país. Os órgãos de saúde alertam que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de Covid-19, pois a imunização que abrange 15 tipos de vacinas, inclusive a contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), é de extrema importância para manter as crianças imunes a doenças.
Em Rolândia, a ação também se estende para escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs). Todas as terças e quintas-feiras, a vacinação também ocorre em determinado estabelecimento e dispensa agendamentos. Essas ações são voltadas para vacinar de crianças recém-nascidas até adolescentes de 15 anos, não será necessário agendar, basta comparecer nos locais de imunização. A vacinação feita nas escolas e CMEIs é realizada em parceria com o Rotary Club de Rolândia-Caviúna das 9h às 18h, sem pausa para o almoço. Nesta semana, a vacinação aconteceu na Escola Municipal Professor Sebastião Feltrin, na Vila Oliveira.
A moradora da Vila Oliveira, Sueli Rocio Araújo, levou a netinha Stella de apenas dois anos e meio para tomar a dose da vacina. Ela afirma que mesmo neste período de pandemia é importante levar as crianças para tomar a vacina e se protegerem contra a doença. “Me preocupo muito com isso e todos os pais e responsáveis também deveria se atentar nesta questão e levar as crianças até os pontos de vacinação o quanto antes”, afirmou Sueli.
Segundos explicado por Silvana Ray, coordenadora de Imunização da Saúde de Rolândia, até a terça-feira (13) foram aplicadas 293 doses da vacina contra poliomielite, o que representa uma cobertura de 9 % do total de 3255 crianças de um a quatro anos. Na semana passada, a vacinação sem agendamento ocorreu na escola Vitório Franklin. Entre os dias 20 e 22 de outubro, a ação ocorre na Escola Municipal São Fernando, já nos dias 27 e 29 de outubro no Centro Municipal de Educação Infantil Marly Do Nascimento Santos, no Parigot de Souza.