Na quinta semana da série de perguntas aos candidatos ao posto de prefeito de Rolândia, o JR quis saber as posições de cada um sobre a questão de segurança e também sobre a viabilidade da Guarda Municipal na cidade
Segurança Pública e Guarda Municipal – Candidato Ailton Maistro e seu vice Marcio Vinícius, do PSL
A segurança pública tem sido um fator de muita reclamação e tem gerado muita preocupação à população rolandense. Além disso, o munícipe tem sofrido muito prejuízo com atos de vandalismo e depredação do patrimônio público.
O modelo existente com a atuação dos órgãos federais e estaduais, através das Polícias Federal, Militar e Civil, infelizmente não tem conseguido trazer a paz e a segurança esperada pela população. Em que pese o grande esforço despendido pelos comandos, o modelo existente tem se demonstrado insuficiente e ultrapassado.
Os alicerces criados com base na família, igreja e o Estado, sofreram enorme transformação com os tempos atuais. Hoje, enfrentamos diversas modalidades de crimes, como o tráfico de drogas nas escolas, furtos aos prédios públicos, roubos e homicídios. É possível e necessário que o município integre e contribua com a manutenção da ordem pública em seus territórios. Precisamos retomar a sensação de bem-estar social e devolver a tranquilidade à população.
Portanto, em razão da insuficiência dos estados e da União em fornecer a segurança pública necessária, nós somos favoráveis à criação da Guarda Municipal, com base no artigo 144 $8 da Constituição Federal, medida que será adotada e implantada mediante o necessário debate público e a devida aprovação do projeto de lei em conjunto com a Câmara Municipal de Vereadores.
Assim sendo, a atuação das guardas se consolida como uma atividade comunitária de segurança urbana, guardando e protegendo o patrimônio público municipal, e apoiando os órgãos policiais quando solicitadas.