Após passar por uma cirurgia cardíaca na segunda-feira (19), no Hospital Infantil de Londrina, o pequeno Arthur Zubiolo Ribas precisou de transfusão de sangue. O recém-nascido tem apenas 20 dias e é morador do Alto da Boa Vista, aqui de Rolândia. Agora, a família da criança pede que os rolandenses que puderam que façam doação de sangue em nome de Arthur. As doações podem ser feitas do Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL), localizado na Rua Senador Souza Naves, 667, no centro de Londrina.
Mesmo durante este período de pandemia, o instituto está recebendo doações normalmente, de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00. Não é necessário fazer o agendamento prévio, basta chegar e fazer a doação, que dura em média 40 minutos. É imprescindível o uso de máscara individual de proteção e o doador precisa ir sozinho, sem acompanhantes. Quem for até lá fazer a doação, pode informar que é em nome de Arthur Zubiolo Ribas. Se, por acaso, após 14 dias de doação, a pessoa sentir sintomas de gripe, é necessário nos informar o IHEL, pois nestes casos eles precisam descartar o sangue.
O pequeno Arthur precisou passar por uma cirurgia corretiva na estrutura do coração. Nos primeiros momentos de vida, o problema já foi constatado e a família viveu semanas de muito apreensão e angústia. Na última segunda-feira (19), ele passou pelo procedimento cirúrgico e, como é de praxe, algumas bolsas de sangue foram utilizadas durante a cirurgia. Agora, fica o pedido de doação de sangue feito pela família do Arthur, para que outras crianças e adultos também tenham a oportunidade de passar por procedimentos cirúrgicos, visto que os bancos de sangue sempre precisam de doação, e a demanda ainda é grande.
Quem pode doar?
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis. Possuir mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Ter se alimentado antes do procedimento — mas é preciso evitar o consumo de comidas mais gordurosas 3 horas antes da doação. Além disso é importante também estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia, e também é necessário levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.
Há alguns casos em que a doação não pode ser realizada temporariamente, como: pessoas com sintomas de resfriado devem aguardar 7 dias; quem ingeriu bebidas alcoólicas deve aguardar 12 horas; quem fez maquiagem definitiva ou tatuagem só pode realizar a doação de sangue depois de 1 ano; gestantes; mulheres que tiveram filhos — após a realização de parto normal é necessário esperar 90 dias e da cesárea, 180 dias; mulheres que amamentam só podem doar depois de 12 meses do parto; quem tomou vacina contra a gripe precisa esperar 48 horas. Na dúvida, é sempre bom se informar no IHEL antes de fazer a doação. O telefone para contato é o (43) 3374-7800.
Além da IHEL Londrina também tem um segundo ponto de recebimento de doações de sangue, que é o Hemocentro do Hospital Universitário (H.U). Porém, lá é necessário agendar antes de fazer a doação e o local de recebimento funciona apenas do período da tarde. Para agendar a doação ou para maiores informações basta ligar para o (43) 3371-2218.