A secretária de Planejamento e Infraestrutura, Catarina Schauff, conversou com a nossa equipe do JR para falar sobre as obras no município. Catarina explicou que muitas obras estão aguardando liberação de licitação, ou precisam de correções no projeto, e algumas simplesmente estão no aguardo da finalização do período eleitoral para serem iniciadas. “A obra no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na região do conjunto Domingos Neves, a obra da quadra do jardim Santiago e da pista de atletismo estão aguardando autorização para iniciar as obras, que serão feitas depois do período eleitoral”, afirmou Catarina.
Armazém pequeno
Este espaço é um patrimônio histórico ligado à Estação Ferroviária e o projeto de revitalização foi feito em 2018 e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Esta obra está aguardando correções de projeto”, disse a Catarina. O valor orçado para esta obra é de R$ 328 mil, recurso do deputado federal Luiz Nishimori pelo Ministério do Turismo. Neste projeto de revitalização as características do imóvel precisam ser mantidas totalmente. “As portas, a cobertura, os pisos, a pintura, os banheiros e todas as partes do imóvel serão restauradas”, afirmou. A recomendação do Ministério do Turismo é que o local, depois de reformado, seja utilizado de modo a fomentar o turismo no município.
CMEI Perazolo
O projeto para a finalização da construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Conjunto Perazolo, em Rolândia, está aguardando autorização para licitação. “ O projeto já foi corrigido e aprovado, e agora está no aguardo da autorização para licitação”, afirmou a secretária. Esta é uma obra importante e fará muita diferença para a população que mora na região do Perazolo. “É uma obra que viabiliza uma melhoria significativa para o setor de Educação, e que quando for finalizada, poderá oferecer uma tranquilidade para os moradores daquela região toda, uma vez que as crianças precisam se deslocar de ônibus para poderem estudar”, complementou. O projeto arquitetônico, demais projetos complementares, bem como o orçamento da obra gira em torno de 2 milhões e 200 mil reais.
Hotel Rolândia
O projeto de reforma da réplica do Hotel Rolândia só aguarda pela liberação da Caixa Econômica para que a licitação da obra possa ser feita. Todos os documentos que envolvem a obra já foram inseridos na plataforma do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). O orçamento total de execução desta obra é de 284 mil reais. Com a licitação, este valor tende a cair, lembrando que o projeto também será contemplado por um repasse do governo de mais de 235 mil reais. O que passar deste valor será aplicada a contrapartida do município, ou seja, será feita por recursos próprios do Executivo.