Em Assembleia Geral Ordinária realizada em dezembro, os associados da ACER (Associação Cultural e Esportiva de Rolândia) elegeram seu novo presidente para o ano de 2021. O Prof. Fábio Iwakura que comandou a entidade nos últimos três anos, dará lugar para o empresário Roberto Massanori Okamoto, 56 anos, proprietário da Panificadora, Confeitaria e Cafeteria Roland. O mandato é de um ano.
A escolha dos novos diretores é um dos encargos do novo presidente. “Faço parte da ACER há muitos anos e estive no cargo de vice-presidente por dois mandatos. Ainda não temos uma definição de quem será o próximo vice-presidente”, explicou Roberto.
Por conta da situação de pandemia, a tradicional cerimônia de posse que a entidade costumava fazer neste próximo ano não será realizada, até que os membros sintam segurança em fazer novos eventos com os associados. “Estamos tentando organizar alguns eventos para o ano que vem, mas estamos na fase de projetá-los com muito cuidado”, afirmou Roberto.
Fábio Iwakura
O professor universitário e consultor empresarial Fábio Iwakura comandou a ACER por três mandatos – assumiu em 2018. Está na entidades desde 2001 e se sente grato por todas as atividades realizadas durante a sua gestão na associação. “Inicialmente eu assumi a presidência tendo como principal meta manter as tradições e a cultura na entidade. É comum que as associações japonesas percam muitos associados, especialmente as novas gerações”, relembrou.
Nas gestões de Fábio foi criado um site para a ACER a custo zero para a associação, fruto de recursos doados e patrocinadores. “Desde então, as principais noticiais são publicadas neste site e todos os membros podem se atualizar”, contou. Outro ponto importante foi a contratação de um funcionário para estar à frente da atividade gerencial e operacional da entidade. “É um gerente da associação e faz toda a parte de controle de pagamentos, recebimentos, e toda essa parte operacional e logística da ACER. Isso facilitou muito a vida de todos os diretores”, afirmou Iwakura.
Dentro da administração de Fábio, houve também um momento importante que foi marcada pela visita da princesa Mako Akishino, que veio em 2018 a Rolândia. “Por ocasião das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, ela esteve aqui no Museu Japonês e este foi um evento muito importante que envolveu a nossa associação”, lembrou Fábio.
Também que em 2018, a ACER foi homenageada pela Câmara de Vereadores e recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Roland, a mais importante homenagem do Poder Legislativo de Rolândia.
Fábio também foi eleito vice-presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, entidade que congrega todas as associações nipo-brasileiras do Estado.
Sobre a ACER
A Associação Cultural e Esportiva de Rolândia foi criada há 85 anos com a missão de manter e fomentar a cultura e as tradições japonesas em terras rolandenses. Inserida na vida da nossa comunidade, a associação promove anualmente inúmeros eventos que contam com a participação da população de nossa cidade, como o Sukiyaki, Quermesse da Igreja Budista, Undokai (gincana esportiva e cultural) e Engueikai (festival cultural).
No dia 30 de setembro de 1935, as primeiras famílias de imigrantes japoneses que chegaram a Rolândia uniram-se para criar, no dia 30 de setembro, uma associação. Essa reunião contou com a presença de 13 associados. Seu primeiro presidente foi o Sr. Bunroku Yoshikawa.
A Associação vem passando por um processo de renovação. Os ocupantes de cargos diretivos são jovens, com visão empreendedora e com muita vontade de inovar, mas sempre respeitando as tradições da cultura nipônica.