Pesquisar
Close this search box.

Rolândia: combate ao Aedes aegypti, e à dengue, continua

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia: combate ao Aedes...
    A Secretaria de Saúde de Rolândia tem realizado ações de combate ao mosquito Aedes aegytpi, transmissor de várias doenças, principalmente da dengue. Nos últimos dias, agentes de combate a endemias visitaram mais de 400 imóveis, recolheram meia tonelada de lixo e aplicaram o inseticida Cielo contra o mosquito já adulto. De acordo com a Saúde, o setor de endemias está intensificado os mutirões para limpeza de alguns pontos, buscando, principalmente, a conscientização da população. 

    Na segunda-feira (04), foi feita uma remoção mecânica de possíveis criadouros da dengue na região central, mais precisamente nas proximidades da Feira Livre de domingo, local com maior índice de larvas encontradas e que possui expressividade na confirmação de casos. Foram visitados cerca de 400 imóveis do perímetro e removidos aproximadamente meia tonelada de criadouros. Na sequência, houve uma aplicação do inseticida Cielo, que mata o mosquito adulto.

    A coordenadora de Endemias, Lígia Mota, reforça que a ajuda do cidadão é fundamental no enfrentamento da dengue. “Necessitamos do apoio da população para prevenir-se da dengue, devemos lutar contra o mosquito, destruindo os criadouros da doença. É importante evitar o acúmulo de água parada, limpar sempre as caixas d’água e mantê-las fechadas,  retirar os pratinhos dos vasos de plantas, limpar os ralos, tratar a piscina com cloro e nunca descartar lixo de maneira inadequada”, alertou a coordenadora.

    Rolândia tem 60 casos confirmados de dengue e uma morte em decorrência da doença. O Liraa de dezembro aponta um índice de 2,4% de infestação, ou seja, a cada 100 residências, mais de duas têm foco do Aedes. O índice é considerado médio, mas está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde: 1%. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: