Na quinta-feira (25), o Procon de Rolândia realizou uma reunião para discutir medidas que amenizem a situação das filas e aglomerações em bancos, lotéricas e outros locais de Rolândia. O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) e estiveram presentes representantes das agências bancárias da cidade, do Poder Executivo, Legislativo, de lotéricas e da Copel.
O objetivo principal desta reunião foi pensar em medidas que visem diminuir ao máximo o tempo de espera dos clientes, evitando também as aglomerações. O coordenador do órgão, Cabo Neto, afirmou que este é um momento muito sério e pediu que a população também seja consciente, e que só vá até aos bancos e lotéricas em situação de necessidade urgente e real, para não colocar outras vidas em risco. “Promovemos este encontro para trocarmos experiências boas e ruins e ao final chegarmos a um patamar de assinatura de um termo de ajuste de conduta em prol aos nossos beneficiários que são a população em geral (…) A orientação geral é que se puder ficar em casa, fique em casa”, explicou
Na ausência do atendimento físico, hoje há a opção dos aplicativos de internet banking, que permitem a realização de muitos procedimentos a distância, de forma rápida, segura, sem filas e sem aglomerações. “Os bancos dispõem de colaboradores que estão na frente das agências para orientar a população a utilizarem estes aplicativos de modo correto. Neste momento, o ideal não ir para a fila do banco”, afirmou o coordenador.
Um representante da Caixa Econômica Federal pontuou que a agência possui um aplicativo que contém praticamente 100% dos serviços oferecidos no ambiente físico, neste método online. “Muita coisa pode ser feita pelo aplicativo. Entendemos a situação das famílias que não possuem o celular. Neste sentido, atendemos essas famílias dentro das possibilidades”, explicou o representante da CEF.
Durante a reunião, os representantes sugeriram algumas medidas que podem ajudar neste processo de amenização. Entre as ideias, eles citaram um pedido de apoio por parte da prefeitura municipal e também pediram o retorno das tendas em frente à Caixa, instalada no ano passado pelo ex-vereador Alex Santana.
Também foi sugerido o fechamento da Avenida Expedicionários, entre a Avenida Interventor Manoel Ribas e a Rua Santos Dumont, com atendimento especial a CEF, que voltaria a receber uma quantia maior de clientes, tendo em vista o retorno de auxílio do Governo Federal, o uqe deve aumentar ainda mais as filas. Além disso, foi recomendado um serviço de agendamento de horários para os consumidores e uma maior divulgação dos APPs das agências bancárias e da COPEL.
Atendimento no Procon
Se você precisar da ajuda do Procon, você pode procurar o atendimento físico que é fornecido de segunda a sexta das 10 às 15 horas, sem pausa para o almoço. O Procon está localizado na Avenida dos Expedicionários 291, no terceiro andar, junto com a secretaria de Assistência Social. Se preferir, também existe a opção de atendimento via-telefone e para entrar em basta ligar para o (43) 3156-0564.