Recentemente o Jornal de Rolândia conversou com Fernando Aguilera, diretor administrativo do Hospital São Rafael, para abordar a questão do alvará de funcionamento que o hospital ainda não possui. Na ocasião, o diretor afirmou que o documento não era obrigatório em momentos anteriores, mas que, com essa mudança de cenário, adequações seriam feitas para conseguir o documento.
“No último sábado (20) nós já conseguimos assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Corpo de Bombeiros, e conseguimos o certificado e a liberação. Também já anexei o documento e solicitei o alvará de funcionamento para a prefeitura. Na sequência, a prefeitura me pediu para anexar a licença sanitária, que já foi enviada. Acredito que até o final desta semana esteja tudo resolvido”, afirmou o diretor.
Para quem não se recorda, o assunto veio à tona devido a um vídeo que mostrava as condições de uma sala de espera para pacientes com suspeita de Covid. Com isso, o diretor falou de necessidade da reforma dessa sala e de outras melhorias necessárias, mas há recursos bloqueados e que poderiam ser liberados com o Alvará em ordem. Depois do ocorrido, o prédio foi visitado por bombeiros que fizeram a vistoria do local. Com a licença dos bombeiros, o próximo passo é o pedido do Alvará de Funcionamento.
Conforme informado pelo diretor, a instituição também vai precisar ter uma escada de incêndio e portas corta fogo, e há um prazo para que o hospital possa fazer essas melhorias maiores. “Mesmo não tendo feito estas últimas melhorias, nós conseguimos um alvará se apresentarmos a realização dos requisitos mínimos. Com isso, eles já podem autorizar”, informou.