O Equilíbrio Sonoro, dos irmãos Jefferson Silva, o Tim (23), e Jonatas Agamenon (27), lançou recentemente um novo EP. Intitulado “Raízes”, o projeto possui cinco faixas musicais e conta com participações especiais de artistas da região. Estão entre os convidados, o compositor e MC Zapcost, de Apucarana, o rapper Careca, também conhecido como “Poeta Loko”, de Campo Mourão, a cantora Rhayssa, de Londrina, e o cantor Assis Geovane, também de Apucarana.
“O ano de 2020 foi um ano bem conturbado infelizmente, mas seguimos firme. Mesmo em meio ao caos nós seguimos nos adaptando. A essência em si deste EP é realmente resgatar as nossas raízes, como o próprio nome já menciona”, explicou Tim, em entrevista ao JR.
O lançamento do trabalho foi no dia 13 de janeiro e o som deste novo EP foi feito em cima do boom bap, um estilo de batida clássica do rap. “Fizemos este trabalho nesta pegada antiga mesmo do estilo para não deixar de elevar a nossa raiz. Ao mesmo tempo, estamos nos adaptando às coisas novas como o trap, que é um novo estilo instrumental neste meio do rap”, ressaltou o rapper.
Jefferson lembrou da necessidade de união de forças com artistas locais e utilizar ao máximo o principal meio no qual agora eles têm a possiblidade de trabalhar: a internet. Por isso, além das participações musicais, o novo EP contou com mixagem e masterização feita por Dj Samuel Suguiura (DJ SAMU), o liric vídeo e a arte da capa foi feita pelo rolandende Patrick Camargo, e a foto da capa foi registrada por Pedro Desidério Santos.
“Neste novo trabalho, a gente tentou adaptar a essa nova realidade e passar uma visão para as pessoas diferente do rap. Ainda existe uma questão ligado ao rap em que algumas pessoas pensam que as letras fazem apologia de coisas erradas, mas não é isso”, afirmou. Jefferson afirmou que o objetivo central do novo EP é falar sobre a realidade, mas sempre transmitindo uma mensagem positiva junto com a canção. “Mesmo em meio ao caos podemos estar em busca de coisas melhores, e é isso que a gente sempre gosta de transmitir aos nossos fãs e ouvintes”, revelou.
O rapper rolandense também comentou que o projeto aborda a questão da solidão e dos obstáculos da vida, dessa forma influenciando positivamente as pessoas a não desistirem dos seus sonhos. “Nosso sonho é viver de rap, ainda estamos lutando e acreditamos que isso vai acontecer, e para acontecer, não podemos desistir”, reforçou.
O grupo
O Equilíbrio Sonoro teve sua formação oficial em março de 2015 e iniciou um primeiro projeto ligado à cultura Hip Hop. O nome do grupo significa o equilíbrio espiritual/mental/físico e foi escolhido por que os irmãos sempre se identificaram com as duas palavras. Para eles, esse equilíbrio tem ligação com o lúdico e com a música. Nas apresentações ao vivo antes da pandemia, o grupo sempre tentou levar a dança da cultura Hip Hop junto, e eles mesmos que montavam as coreografias como uma forma de intro para os shows.
No ano de 2018, eles participaram do Festival Sons da Rua com grandes nomes do Rap nacional. Foram selecionados entre mais de mil grupos e ficaram entre os 10 finalistas. No mesmo ano, participaram do Femudap (Festival de música mensagem de Apucarana) e conquistaram o 5°lugar, prêmio “Destaque do Festival”, com a música “Tempo de Liberdade”, que teve a participação de Wesley Cruz.
Em 2019, o Equilíbrio participou do FERA (Festival de RAP de Apucarana) e ficou na segunda colocação, com a música “Passageiro Lunar”. Também no mesmo ano, recebeu o prêmio de 1º Lugar no Femudap, em Apucarana, com a canção “Presente Momento”, que contou com a participação de Wesley Cruz.
Escute o novo EP
O novo trabalho do grupo já está disponível em todas as plataformas digitais (Spotify – Deezer e Apple Music). Para acessar o canal deles no YouTube basta pesquisar por Equilíbrio Sonoro e encontrar o EP que está disponível na íntegra. Para acompanhar o trabalho desta dupla de artistas rolandenses no Facebook basta buscar Equilíbrio Sonoro, no Instagram pelo @Equilibriosonoro043. O e-mail para contato é [email protected] ou [email protected].