O prefeito de Bela Vista do Paraíso (52 km de Rolândia), Fabrício Pastore (DEM), decretou um “lockdown completo” no município em que proíbe a circulação de pessoas e veículos nas ruas, o atendimento presencial de bancos e lotéricas. A medida também proíbe a venda de bebidas alcóolicas e restringe os supermercados a apenas venderem por entrega. Tudo por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus na cidade.
A medida entrou em vigor na segunda-feira (15) e estende até 22 de março. Com população de pouco mais de 15 mil habitantes, Bela Vista do Paraíso tinha, até a segunda (15), 1.239 casos confirmados de Covid-19 e 27 mortes provocadas doença, segundo o Departamento Municipal de Saúde.
O decreto municipal estabeleceu seis atividades essenciais e fechou mercados, permitindo que os estabelecimentos funcionem somente no esquema de delivery. Podem funcionar na cidade apenas farmácias, postos de combustíveis, serviços de segurança, atividades industriais para produção de alimentos ou produtos médico-hospitalares, unidades recebedoras de grãos.
Circulação de pessoas
Com relação à circulação de veículos e pessoas nas ruas de Bela Vista, a prefeitura estipulou algumas exceções em seu decreto. As pessoas podem sair para compra de medicamentos, atendimento médico ou veterinário, embarque ou desembarque no terminal rodoviário, atendimento de urgências, atividade de plantio, colheita ou produção de alimentos, prestação de serviços permitidos pelo decreto.
O comércio e o transporte coletivo municipal foram também proibidos pelo decreto, que também suspendeu aulas, funcionamento de igrejas e academias. A exceção são serviços de saúde, funerários, coleta de lixo, saneamento, assistência social, energia elétrica e telecomunicações. As oficinas mecânicas e as borracharias só poderão atender, emergencialmente, a máquinas, equipamento agrícolas e caminhões, usados no plantio e colheita.
Lei Seca
A medida proibiu a venda de bebidas alcoólicas, inclusive por meio de delivery, em qualquer horário, até as 5 horas da manhã da próxima segunda-feira (22), quando termina o decreto. No final da semana passada, antes de o decreto entrar em vigência, o prefeito Pastore gravou mensagem de áudio conclamando os prefeitos de Sertanópolis, Primeiro de Maio a fazerem o mesmo.
Supermercados
No decreto, o prefeito determinou que Supermercados, Hortifrutis, Casa de Carnes, Padarias, Bares, Lanchonetes, Restaurantes, Revendas/Distribuidores de Gás de Cozinha, e demais estabelecimentos destinados à produção e comercialização de alimentos humanos devem adotar o sistema delivery.
Contas
O decreto de Bela Vista do Paraíso também proíbe, até a sexta-feira, dia 26, cinco dias depois do término da medida, o corte de dos serviços essenciais de água, luz e internet por falta de pagamento.