O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) comunicou à prefeitura de Rolândia que a empresa Legnet vai entregar a conclusão da obra da trincheira da linha férrea nesta quinta-feira (18). Com isso, a partir das 13 horas, os cavaletes serão tirados e o trânsito no local será liberado. Não haverá inauguração ou evento algum para se evitar aglomeração, mas o prefeito Ailton Maistro e seu vice Marcio Vinícius devem ir até a trincheira. A obra foi entregue exatamente três anos depois de seu início, em março de 2018, e com um ano e 10 meses de atraso de sua programação de entrega inicial, que era em maio de 2019.
Assim que a empresa entregar a obra, os cidadãos já poderão usufruir da benfeitoria, que fará a ligação da rua Miguel Liogi e da avenida Castro Alves à avenida Ayrton Rodrigues Alves, cruzando a avenida Presidente Getúlio Vargas em piso inferior (trincheira), com a ferrovia passando por cima.
Essa é a segunda grande intervenção na parte de ferrovias na cidade. A primeira foi o pátio de manobras, inaugurado em agosto de 2018. As duas obras fazem parte do Programa Nacional de Segurança Ferroviária (Prosefer), planejamento desenvolvido pela Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do DNIT com o objetivo de minimizar os conflitos decorrentes das operações ferroviárias com as operações rodoviárias, em passagens de nível, e as interferências com o tráfego urbano, em cidades atravessadas pelas ferrovias.
O Prosefer identificou que o pátio de manobras dividia a cidade ao meio, muitas vezes provocando isolamento de unidades de serviços emergenciais. Em Rolândia, o JR já fez matérias sobre isso, eram frequentes as interrupções do tráfego urbano nas passagens de nível existentes na região central da cidade, resultado da circulação diária de três composições de trens, com 87 vagões em média. Ambulâncias, viaturas policiais e Corpo de Bombeiros já ficaram impossibilitados de atender a chamados por ter que “esperar o trem passar”. A cena de se ver pessoas “pulando” os vagões do trem também era comum em anos passados. O investimento total do DNIT em Rolândia corresponde a mais de R$ 18 milhões.
História da trincheira
Março de 2018 – O projeto da trincheira é de 2011, mas apenas em novembro de 2017 a obra foi liberada pelo DNIT. Em março do ano seguinte, as obras foram iniciadas com a promessa de a trincheira ser entregue em maio de 2019. A data chegou, mas a obra se arrastou durante todo aquele ano.
Abril de 2020 – A primeira data para a entrega cogitada foi em abril. Depois, a finalização foi transferida para o dia 31 de agosto: dois anos e cinco meses depois de iniciada e com um ano e três meses de atraso. Não foi entregue. A empresa Legnet, que executa a obra, solicitou mais um prazo para o término dos trabalhos que foram prejudicados devido às fortes chuvas de meados de julho.
Setembro de 2020 – Nesse mês, um teste “drive” foi realizado na trincheira e revelou que caminhões acima de 12 metros não poderiam passar com segurança pela estrutura, e por isso algumas readequações precisaram ser feitas no local. O teste foi transmitido ao vivo pelo fanpage do JR e foi um dos vídeos mais vistos da história do Jornal de Rolândia. Um mico ao vivo e a cores.
Dezembro de 2020 – Depois das readequações para que caminhões maiores e ônibus possam passar pela trincheira, a expectativa é que a obra fosse entregue até o dia 20 de dezembro. Porém, o prazo não foi cumprido e a empresa responsável pelo serviço entrou em férias, prometendo a entrega para janeiro do ano seguinte.
Janeiro de 2021 – Após a virada do ano, a trincheira deveria ter sido entregue entre 15 de janeiro, data da volta da empresa, até o dia 31 de janeiro, último dia do contrato. A data também não foi cumprida e a justificativa foi devido às chuvas torrenciais que, inclusive, danificaram serviços já feitos. Uma nova data foi apresentada e a entrega adiada para o final deste mês de fevereiro, o que também não ocorreu.
18 de março de 2021 – Entrega da trincheira da linha férrea, exatamente três anos depois da obra iniciada e com um ano e 10 meses de atraso.