Exatamente no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Rolândia lança a campanha “Rolândia e o Estado contra a violência”. O lançamento será durante um evento nesta terça-feira (18), a partir das 10 horas, no Centro Cultural Nanuk. A ação tem o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Criai) e da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho e da Força Tarefa Infância Segura (Fortis).
A campanha buscar esclarecer e ajudar a população a identificar e denunciar tipos violência contra a criança e o adolescente, contra as mulheres e contra os idosos. O evento terá a participação de autoridades municipais, do presidente do Criai, o deputado estadual Cobra Repórter, além de uma palestra Cineiva Campoli Paulino Tono, autoridade quando o assunto é combate à violência.
“Esse evento é muito importante e vem ao encontro do trabalho que fazemos no Criai, que é de conscientização, de cuidado, de denúncias, um trabalho de envolver a sociedade no combate à violência contra essas pessoas”, ressaltou Cobra. “Estamos dando todo o apoio e parabenizo a Ação Social e a prefeitura. Rolândia dá um início a um trabalho importantíssimo no Estado”, afirmou o deputado.
Cobra ainda lembrou que conseguiu, pela primeira vez na história, que o Estado colocasse em seu orçamento anual recurso para combater a violência. “A partir de 2022, teremos recursos para fazer um trabalho ostensivo em todo o Paraná, combatendo a violência, o abuso contra a nossas crianças. Precisamos proteger nossas crianças, pois, infelizmente, é corriqueiro a violência contra as crianças”, lamentou-se o deputado.
“Vamos colocar faixas com frases da campanha em algumas rotatórias e pontos estratégicos de Rolândia. Tudo para conscientizar as pessoas sobre a importância de denunciar qualquer tipo de violência”, afirmou Diego Silva, secretário de Assistência Social. Também após o evento, a ideia é fazer uma panfletagem na cidade. “Vamos colocar cartazes com os telefones úteis para denúncia no comércio, órgãos públicos e condomínios”, ressaltou o secretário.
Rolândia desenvolve tais ações, através dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) com uma equipe multidisclipinar, formada por assistentes sociais, psicólogas e pedagogos. Dentre os objetivos campanha estão a conscientização da sociedade contra todos os tipos de violência; a conscientização das famílias, com vistas a prevenir risco de violação dos direitos preconizados nos marcos legais; a realização de trabalhos preventivos que ajudem a minimizar questões como assassinatos, suicídios e distúrbio emocionais.
Denuncie
O cartaz de divulgação da campanha traz os números de telefones para denúncias dos vários tipos de violência: 3906-1111 (Conselho Tutelar), Disque 100, Disque 181, 3906-1092 (Creas I) e 3906-1113 (Creas II). “O silêncio pode matar. Denuncie” é o que está escrito nos cartazes e panfletos da campanha.
O evento terá transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, a partir das 10 horas. O JR também estará presente e fará uma transmissão ao vivo em sua fanpage (/JornalDeRolandia).