O JR conversou com a secretária de Saúde de Prado Ferreira, Milene Ferreira de Lima, e fez um verdadeiro raio-x da situação do município com relação à Covid-19. O jornal se debruçou sobre os casos da doença e também sobre o processo de imunização no município, que tem cerca de 3,8 mil habitantes.
“Temos 562 casos confirmados desde o início da pandemia do novo coronavírus e 521 pessoas curadas da doença”, ressaltou Milene Ferreira. No dia da entrevista, na terça-feira (11), a secretária de Saúde afirmou que havia 20 casos ativos no município naquele momento – na quarta-feira (12), esse número era de 25. “Também temos 36 pessoas em isolamento e, infelizmente, 12 óbitos por causa da doença”, lamentou-se Milene. O penúltimo óbito havia sido de um homem de 91 anos, que faleceu em março. A última morte aconteceu em maio de um homem de 52 anos.
A secretária lembrou que o maior pico da doença na cidade foi o de 52 casos durante uma semana. “Atualmente, temos quatro pessoas internadas em hospitais da região: três pessoas no Hospital Universitário de Londrina e uma no Honpar, em Arapongas”, confirmou Milene. A secretária ressalta que as medidas de higiene, o distanciamento social e o uso de máscara precisam continuar sendo feitos pela população, mesmo com o avanço da vacinação.
Imunização
Milene Ferreira também falou sobre o momento da vacinação em Prado Ferreira. “Até o momento vacinamos 830 pessoas com a primeira dose e 437 prado ferreirenses já receberam as duas doses do imunizante”, ressaltou a secretária. Atualmente, a Saúde está vacinando as pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos.
“Também estamos vacinado as pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), independentemente da idade, puérperas com comorbidades, independentemente da idade e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos”, resumiu Milene Ferreira.
A secretária também afirmou que vacinaria os trabalhadores da Educação do município na quinta-feira (13). “Recebemos 15 doses para este fim e acredito que sejam suficientes para o número que temos aqui. Temos professores que trabalham em outras cidades e eles serão vacinados nessas cidades”, revelou Milene.
Nesta semana, a 17ª Regional também deve entregar as vacinas para segunda dose da Covishield, além de outras vacinas que devem chegar. A Secretaria de Saúde de Prado Ferreira irá divulgar como será feita essa imunização tão logo as novas doses cheguem ao município.