Pesquisar
Close this search box.

Escritora em coletânea com autores internacionais

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Escritora em coletânea com...
    A escritora Cléo Moreira, 55 anos, está participando de uma coletânea de contos, poemas e poesias, lançado na última semana. O livro “Relatos e Retalhos”, da Handbook editora, traz um mix de obras de diversos artistas nacionais e internacionais e foi organizado pelo escritor Thiago Sabino Leite, de São Paulo. A coletânea também tem a participação do jovem escritor rolandense chamado Rafael Augusto. 

    Participação especial
    “Está sendo muito gratificante para mim participar dessa obra. Na coletânea, participo fazendo o texto de apresentação do livro, um poema sobre a pandemia e um conto de mistério”, explicou a escritora rolandense. O título do conto do mistério é As Bruxas do Noroeste Paranaense. “Para criar esse conto, usei como cenário uma região aqui do noroeste e a história acontece na cidade de Paranavaí. Ficou muito bacana o resultado”, afirmou. Além disso, ela também tem no livro um poema sobre a pandemia “Essa é a realidade atual que o mundo vive e não podemos fugir dela”, ressaltou.

    Cléo explicou que o editor dessa coletânea já a conhecia de outras obras que ambos publicaram juntos e eles também já tinham se encontrado na Bienal. “Nós dois já tínhamos essa ideia de publicar uma coletânea juntos. Com isso, foram surgindo os novos autores e ele foi classificando as poesias, poemas, crônicas e contos. Quando finalizou os conteúdos, me convidou para participar da mesa de honra do livro, uma vez que faço a apresentação da obra. Eu levei até um susto, mas fiquei muito grata”, contou a escritora.

    Visibilidade no exterior
    Além de outros artistas brasileiros, a obra conta também com a participação de escritores angolanos e portugueses. No total, são 20 escritores que tiveram seus textos registrados nesse conjunto de conteúdo, que vai ultrapassar o continente e também será enviado para outros países. “Estaremos representando três países nesse livro e a obra também será lançada na África, em Portugal e em outras regiões do mundo”, afirmou.

   Cléo revela que os autores, de maneira geral, são sonhadores que voam em sua imaginação. “Essa é a ideia de escritor quando está escrevendo, é a vontade que o texto desperte alguém. Uma vez, recebi uma cartinha de uma menina de 11 anos abraçada com meu livro e me dizendo que quando crescesse queria ser escritora, e que meu livro tinha sido o mais empolgante que ela leu. Isso é a maior realização de um escritor”, ressaltou.

    A artista afirma que, felizmente, um segundo “retrato de leitura” no Brasil mostra que a tendência da leitura vem crescendo consideravelmente nos últimos anos entre os mais jovens. “Com isso vem também aumentando a demanda de autores na busca desse público. A diversidade de temas vem se ajustando e multiplicando.  Sabemos que a leitura nos faz quebrar a fronteira da imaginação e esse ‘desligar’ do mundo real, nos leva a descobertas e uma conexão com o universo que só a leitura é capaz de fazer”, assegurou.

    Onde comprar?
    Nesse primeiro momento, o livro pode ser adquirido pela internet por meio do site www.handbookeditora.com ou em outros sites de venda de livros disponíveis na web como Amazon, Submarino, Americanas etc. “Nessa venda inicial, as obras estarão disponíveis em formato de e-book. Os livros físicos estarão disponíveis em breve e todos nós, escritores, temos um projeto para revender esse livro em nossas cidades, para desta forma também participar de um projeto social que a editoria ainda está fazendo e é uma surpresa”, afirmou. 

    Quem desejar também pode ter um exemplar da coletânea com a própria escritora, por meio do (43) 9. 9687-8247. A Livraria e Papelaria Moderna também terá exemplares disponíveis para a venda e eles pensam até em fazer um evento especial com sessão de autógrafos. “Isso vai depender também do avanço da vacinação na cidade”, pontuou Cléo.

    Sobre a escritora
    Cléo é natural de Nova Cantu, cidade localizada no centro-sul paranaense, e mora em Rolândia há 17 anos. Entre as obras já feitas, a escritora traz em seu currículo “O sussurro dos anjos” que é um livro solo, autobiográfico publicado em 2017.  Na obra, ela aborda momentos marcantes da sua infância, juventude e vida adulta. “Exponho também sobre a violência doméstica que eu sofri e o enfrentamento do câncer que eu ainda estou em tratamento há sete anos. Já sofri muito, mas agora estou bem”, afirmou.

    Em coletâneas ela conta com mais de sete participações, entre elas “Como me esquecer daquele Natal”, da editora Planeta Azul, e tem muitos contos publicados como o “As réplicas do Vodu”, que faz parte da antologia “O lado sombrio do sítio”. Em 2019, foi classificada no concurso Ciranda, na cidade de Londrina com o conto “A Panela de ouro dos Campos Gerais” e agora afirma estar planejando o lançamento de uma coletânea solo. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: