A partir do dia 20 de julho de 2021, as aulas presenciais nas Escolas PĂşblicas Municipais de Rolândia serĂŁo retomadas na modalidade hĂbrida. Por meio de um decreto municipal, publicado no Diário Oficial dos MunicĂpios do Paraná na terça, dia 25 de maio, o prefeito Ailton Maistro (PSL) estipulou a retomada das atividades escolares na rede municipal de modo presencial, mas no modelo hĂbrido, para os quase sete mil alunos matriculados em instituições do municĂpio.
A Secretária de Educação, Leise Márcia de Moraes Camargo, falou com o JR sobre a volta as aulas e informou que as avaliações diagnĂłsticas começam no dia 31 de maio, e os alunos sĂł poderĂŁo ir atĂ© as aulas presenciais se os pais autorizarem. “As crianças, acompanhadas dos pais, irĂŁo atĂ© as escolas e aos CMEI’s para realizar a avaliação diagnĂłstica. Essa avaliação será realizada de forma escalonada, com atendimentos de trĂŞs crianças por vez. O professor vai analisar e ver como está o aprendizado da criança para saber se ela precisará de um reforço, ou nĂŁo”, explicou. Os reforços estarĂŁo disponĂveis para os alunos que necessitaram, assim que forem encerradas as avaliações.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação enviou uma pesquisa para todos os pais, solicitando a autorização dos responsáveis para essa retomada de aulas. “Os pais que não receberam essa pesquisa devem procurar a instituição em que o filho estuda para responder ao documento o quanto antes”, solicitou Leise.
A decisĂŁo de retorno Ă s aulas para a data de 20 de julho foi decidida por conta da atual situação da pandemia, que ainda se encontra em um perĂodo crĂtico e preocupante, segundo informado pela secretária. “Os professores ainda estĂŁo em processo de vacinação. EntĂŁo esperamos que atĂ© a data de retorno tenhamos um nĂşmero maior de profissionais vacinados e tudo esteja preparada para essa volta presencial”, afirmou.
Para mais informações, deve-se entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Rolândia, localizada na Av. Expedicionários, nº 291, no 4º andar, no centro da cidade. O telefone para contato é o (43) 3906-1072. Os pais e responsáveis também podem entrar em contato diretamente com as instituições de ensino em que a criança está matriculada para tirar dúvidas e solicitar a pesquisa com a autorização de retomada às aulas.