A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguapitã resgatou um cachorro da raça pitbull, após denúncia de maus tratos. O cão estava no aterro sanitário e foi resgatado na sexta-feira passada, 21. O animal agora está sob os cuidados da ONG Jupa, que acompanha seu tratamento e para uma posterior doação. O antigo proprietário do pitbull foi notificado e deve ser multado pela Secretaria.
De acordo com a secretária Fernanda Giorgetti, a secretaria recebeu uma denúncia na semana retrasada sobre maus tratos de um animal na zona rural. “Fomos até a casa do proprietário, que afirmou que o cachorro estava comendo seus frangos e por isso estava acorrentado. Ele disse que resgatou o animal no aterro. Notifiquei, conversei e disse que o cão não podia ficar num local insalubre”, relembra a secretária.
Uma semana depois, a secretaria e a estagiária em veterinária Lorraine Siqueira dos Santos foram até o local novamente. O antigo dono afirmou que o cachorro havia sido doado. Só que o cachorro estava no aterro. As duas foram até lá e resgataram o animal. “O Pitbull estava visivelmente maltratado. Nós o apelidamos de Fumaça”, ressaltou Fernanda. Fumaça foi encaminhado para a ONG Jupa, que o levou para uma clínica veterinária, onde está sendo tratado para uma posterior doação.
As denúncias desse tipo de crime ou de outros crimes ambientais devem ser feitas para a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3372-1432. Sempre em horário comercial.