Recentemente, a JBS anunciou um investimento de quase R$ 2 bilhões em Rolândia e o compromisso de geração de mais 2,6 mil empregos ao final de 2025. O JR quis saber mais sobre o assunto e entrevistou Darlan José de Carvalho na unidade de Rolândia. O diretor de negócios falou do novo complexo industrial, que está sendo construído ao lado da unidade da JBS em Rolândia, na saída para Arapongas.
O diretor revelou um investimento de R$ 1,85 bilhão que será direcionado para a construção de uma nova fábrica e para a expansão e modernização da unidade de aves já existente. “A fábrica dentro do complexo industrial produzirá o que chamamos de empanados e salsichas”, ressaltou o diretor.
Darlan Carvalho explicou o que já foi feito até o momento. “Já temos o poço artesiano que tem 1,4 mil metros de profundidade e alcança o aquífero Guarani. A questão da água era algo muito importante para a empresa. Também a terraplanagem já está adiantada por ser um terreno plano. Isso são coisas que já podem ser vistas no local do futuro complexo”, ressaltou o diretor.
Segundo o diretor, a fábrica terá uma construção faseada “A construção terá as fases 1, 2 e 3 e, no final de 2022, deve terminar a primeira fase”, afirmou Darlan Carvalho. Perguntado sobre quando as fábricas devem começar a operar, Darlan foi bem categórico em responder. “Queremos acreditar que no final de 2022 o rolandense vai comer um empanado e uma salsicha produzida pela JBS de Rolândia”.
Empregos – Atualmente, a JBS de Rolândia emprega 3,7 mil pessoas. Com os novos investimentos, a ideia é de gerar mais 2,6 mil novos postos de trabalho. Assim, a JBS de Rolândia deve empregar, em 2025, um total de 6,3 mil pessoas no município. Algo como quase 10% da população da cidade. “Serão 1600 empregos na fábrica de empanados e salsichas e cerca de 1000 novos postos gerados com a ampliação e expansão da unidade de abate de aves”, explicou Darlan.
Importância de Rolândia
Os investimentos da JBS em Rolândia mostram a importância do município para a empresa e para a região. “Escolhemos Rolândia pois é uma cidade com mão de obra qualificada, uma excelente malha logística e com boa infraestrutura para os nossos colaboradores.
A empresa
A JBS, segunda maior empresa de alimentos e maior de proteína do mundo, em sua nota, afirma que o objetivo do investimento em Rolândia é atender as demandas dos mercados interno e externo, tanto para produção de proteína in natura quanto de alimentos preparados.
“A JBS está sempre atenta às demandas do mercado para ampliar a sua capacidade produtiva. Os nossos investimentos demonstram a relevância global do estado do Paraná como polo produtor de alimentos para o mundo”, destacou Wesley Batista Filho, presidente da JBS Brasil e da Seara.
Atualmente, a JBS já possui operações em 14 municípios do Paraná, incluindo unidades produtivas, centros de distribuição, incubatórios e fábricas de ração. A Companhia já emprega mais de 14 mil pessoas no estado e ainda conta com uma rede de mais de 2 mil produtores integrados, que fornecem matéria-prima para a empresa e movimentam economicamente as regiões do entorno de suas fábricas.