Olá, leitor e leitora do JR
A live feita pelo prefeito de Apucarana nesta semana colocou muitos rolandenses em pânico com a possibilidade de termos a cepa indiana do novo coroanavírus entre nós. A mulher apucaranense, tida como o primeiro caso confirmado da cepa indiana no Paraná, tem parentes em Rolândia e eles poderiam ter sido contaminados por ela. O problema é que isso aconteceu no final de abril e passamos todo o mês de maio convivendo com essas pessoas. Por isso, a possibilidade da cepa indiana estar entre nós é muito grande.
A má notícia é que ela é mais letal e mais transmissível do que o coronavírus original. Isso quer dizer que você, que se aglomera para jogar um futebolzinho ou para fazer uma festinha, tem muito mais chances de se infectar e infectar aos seus.
A boa notícia é que essa cepa indiana, assim como as outras cepas do novo coronavírus, não pulam sobre você e não entram pelas suas vias respiratórias a não ser que você mesmo as coloque com sua mão ou se estiver sem máscara e próximo de pessoas contaminadas. Como quem está contaminado não tem isso escrito na testa, é melhor tomar todo o cuidado possível.
Ainda sobre a cepa indiana, a Secretaria de Saúde de Rolândia entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, a Sesa, para obter mais detalhes e um possível rastreamento. Até o momento, nada mais foi descoberto.
Então, meu amigo e minha amiga, nosso conselho: use máscara, evite aglomerações e lave sempre as mãos, com água e sabão ou com álcool em gel. A sua família agradece.
Agora, uma boa notícia mesmo: o Pronto Atendimento 24 horas vira realidade em Rolândia a partir da sexta-feira, dia 11 de junho. Esse atendimento 24 horas por dia é uma antiga reclamação dos rolandenses, que agora, agora não, a partir do dia 11, terão esse serviço.
Em caso de urgência e emergência, com exceção de casos de Covid, a população deve ir até o PA 24h.
Boa leitura
Josiane Rodrigues
Editora
José Eduardo
Editor